Início Cidades Após incêndio, escola centenária de Cuiabá receberá reforma geral em suas instalações

Após incêndio, escola centenária de Cuiabá receberá reforma geral em suas instalações

116
0

Powered by WP Bannerize

Após umas das salas da direção da tradicional Escola Estadual Liceu Cuiabano ser atingida por incêndio no último dia 30 de novembro, a Secretaria Estadual de Educação anunciou que a unidade escolar vai passar por uma reforma geral que prevê a revitalização da infraestrutura e instalações do espaço.

O prédio é considerado Patrimônio histórico de Mato Grosso desde 1985 e possui terreno de 11,3 mil metros quadrados, com área construída de 3,7 mil metros quadrados. Atualmente, com cerca de 1.500 alunos e 130 funcionários, o Liceu Cuiabano atende o Ensino Médio em 14 salas de aula. A escola também conta com refeitório, anfiteatro, ginásio de esportes, campo de futebol, biblioteca e laboratório de informática.

De acordo com a secretário de Estado de Educação, Alan Porto, a obra é discutida pelas Secretarias de Estado de Educação (Seduc) e de Cultura, Esporte e Lazer (Secel), que finalizam o projeto arquitetônico da reforma no mês de janeiro, e a previsão é que a licitação seja lançada em maio.

“O projeto da reforma geral garante a efetivação das normas previstas na legislação vigente e preservação das características arquitetônicas do edifício principal e dos anexos. É um grande presente à escola, que irá completar 144 anos de história”, afirma.

Assessoria

Lice Cuiabano

Incêndio
No fim do último mês, estudantes e profissionais da Educação que atuam da unidade foram retirados às pressas após um incêndio atingir um ar-condicionado unidade. Vídeos que circularam nas redes sociais mostram a correria dos alunos para evucar as instalações unidade. Apesar do susto, ninguém se feriu.

Uma perícia realizada no local irá apontar as causas e medidas a serem adotadas no prédio centenário. Os alunos foram realocados para que tenham aula normalmente. Segundo Porto, já foi iniciado projeto de modernização das instalações, com a atualização do sistema de segurança contra incêndios, seguindo a legislação vigente.

A ordem de serviço, autorizada pela Seduc, determina manutenção predial e das instalações elétricas da parte administrativa e da quadra poliesportiva.

 

Assessoria

Lice Cuiabano

Também foram autorizadas a troca de todos os transformadores, com investimento de R$ 237,1 mil, e a adequação das instalações elétricas e da climatização das salas de aula – investimento de R$ 166,3 mil, por meio do Plano de Desenvolvimento da Escola (PDE Climatização).

“O Governo do Estado iniciou um amplo programa de investimento no Liceu Cuiabano, que se consolidará em 2023, e que vai estabelecer um novo marco na qualidade da infraestrutura e na segurança predial da escola”, concluiu o secretário.

Fonte: Gazeta Digital

Powered by WP Bannerize