Início Cotidiano “É racismo, simples assim”, diz ativista sobre ato de empresária

“É racismo, simples assim”, diz ativista sobre ato de empresária

158
0

O “blackface” protagonizado pela empresária Carolina Scheffer no último final de semana mobilizou as redes sociais. A fundadora do centro cultural Casas das Pretas, Antonieta Luisa Costa, classificou como racismo o episódio. “É racismo, simples assim”.

Carolina vestiu um vestido longo de poá (estampa de bolinhas), usou acessórios em vermelho e pintou a pele do corpo e do rosto de preto.

Para arrematar a “fantasia”, ela usou uma peruca de cabelo crespo, no estilho Black Power. Ela quis representar a “nega maluca”, representação exacerbada e estereotipada da mulher negra.

Segundo Antonieta, também fundadora do Instituto de Mulheres Negras, a ato de Carolina é reflexo de um País estruturado no racismo.

“A atitude dessa cidadã é fruto de um país estruturado no racismo. Blackface é racismo, é simples assim. Ainda não entenderam que não existe nada de engraçado quando eu inferiorizo, quando eu discrimino alguém?”, questionou.

O mais grave, segundo a ativista, é a “intencionalidade” da atitude da empresária, que revela a posição que a mulher preta ocupa na sociedade.

“Qual é a intenção dela em vestir a pele de uma mulher negra e ainda dizer que nós somos malucas? Porque ela não foi com qualquer fantasia, ela não se vestiu de qualquer preta”, disse.

“Isso tudo faz tarte do racismo estrutural que nos coloca num lugar da sociedade de inferioridade, de descredibilidade, em situação de ridicularizarão da nossa figura enquanto mulher negra”, acrescentou.

Antonieta esclarece que uma das lutas dos coletivos das mulheres negras é levar essas discussões às escolas. Discutir o racismo, a branquitude, o privilégio, formar cidadãos mais conscientes.

A reportagem procurou o Grupo Scheffer para se posicionar sobre o caso. No entanto, afirmaram que, por se tratar de um evento particular da empresária, não irão comentar sobre o caso.

O Grupo Bom Futuro, que cedeu o espaço para o evento, também afirmou que não irá se manifestar.


“Rainha da criatividade”

A empresária compartilhou a foto em suas redes sociais e nos comentários do perfil havia apenas reações positivas.

Ninguém problematizou a atitude, já amplamente discutida e estabelecida como racista.

“Essa dona Carolina é a rainha da criatividade”, dizia uma das publicações. “A melhor fantasia que vi até hoje, amei, vc é demais”, disse outra. “Nossa ficou perfeita”.

“Essas pessoas pensam igual a ela, que vão propagar a mesma coisa que ela na primeira oportunidade. Pode ser de outra forma, mas vão fazer”, afirmou Antonieta.

Esses foram apenas alguns dos comentários elogiando a “fantasia” da empresária, que posava ao lado de outros “personagens”.

Fonte: Mídia News