Início Destaques Pesquisadora alerta para fim do Pantanal por escassez de água, caso AL...

Pesquisadora alerta para fim do Pantanal por escassez de água, caso AL libere empreendimentos no bioma

146
0

A pesquisadora da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), Solange Ikeda alertou sobre o risco de escassez de água no Pantanal, caso seja sancionado o Projeto de Lei 561/2022, que autoriza instalação de empreendimentos de impacto ao bioma, para atividades de turismo e pecuária extensiva.

O projeto de autoria da Comissão de Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Recursos Minerais, presidida pelo deputado estadual Carlos Avallone (PSDB) mesmo com críticas de ambientalistas já foi aprovado em primeira votação e deve retornar à pauta de votação da Casa de Leis nesta semana.

Segundo Ikeda, é preciso ter compreensão de que o Pantanal é uma área úmida e interferir no entorno do bioma significa o fim da área alagada ou o fim do Pantanal. Ela alertou que “mudar a forma da pecuária, vem agrotóxico junto, vem mudança de manejo e perda da área úmida.”

Ou mantemos o Pantanal como área úmida ou não temos Pantanal

“Essa compreensão que o Pantanal é área úmida, a área úmida só existe se existe o entorno. A água vem do Planalto, ela não vai brotar no pantanal. Só existe Pantanal, porque existe a parte alta que traz água para cá, mas o inverso pode acontecer. Apesar de não brotar a água aqui nós podemos acabar com a água que temos, que é o que está colocado nessa lei, porque se está colocado empreendimento, aí pode ser considerado hidrovia, a hidrovia nessa parte alta aqui, de Cáceres a Corumbá pode levar a água embora desse Pantanal”, alertou a pesquisadora.

Ela explica que o Pantanal funciona como uma esponja que só existe se existe o entorno. “Um Pantanal que funciona como uma esponja, pode escoar a água lentamente, pode perder totalmente essa água. Essa água faltará lá para pastagem, toda biodiversidade do Pantanal que é regida pelo fluxo de inundação. Só terá murundus, só terá Capão, só terá campo alagável de acordo com que é o pulso de inundação.”

Para a pesquisadora, mudar a pastagem do Pantanal para o formato tradicional como previsto na proposta significa o fim da área alagável. “Esta pastagem não vai funcionar na área úmida, porque essa área vai alagar, só se a gente tiver querendo mudar esse sistema. Caso isso aconteça, perderemos esse Pantanal como área úmida.”

Ela reconheceu as questões de falta de estrutura, porém, avalia que o foco está errado. Em seu entendimento, ela avalia que os fazendeiros podem inclusive perder financiamentos por conta da falta de proteção ao Pantanal. “A causa está relacionada a um outro processo de políticas públicas, que incentivem essa produção de carne, mas na área úmida. Vou falar aqui para o deputado Wilson Santos, não tem como, não vai ter Bid Pantanal se aprovar uma lei que não dá sustentabilidade.”

Sem a área úmida do Pantanal, a pesquisadora prevê que a discussão no período de seca – setembro e outubro – será como “furar poços ou como rezar para chover”.

“Vamos precisar de água para o gado, para agricultura, para as comunidades, porque a realidade é essa aqui. Esse ano, temos mais seca que 2020”, destacou a pesquisadora lembrando a necessidade de todos ficarem do mesmo lado para evitar a falta de água” conclui.

Fonte: Vgn Notícias