Início Destaques Sob risco de punir prefeito, vereadores decidem nesta 3ª se autorizam cobrança...

Sob risco de punir prefeito, vereadores decidem nesta 3ª se autorizam cobrança da taxa da coleta de lixo em Cuiabá

124
0

Um projeto de lei do Executivo que autoriza a cobrança da taxa de coleta de lixo por meio da fatura de água e esgoto em Cuiabá deve ser colocado para apreciação dos vereadores na sessão ordinária desta terça-feira (21.06) da Câmara Municipal. O projeto se  adequa à Lei Federal nº 14.026/2020 sancionada pelo presidente da República, Jair Bolsonaro (PL), em julho de 2020.

A proposta já recebeu parecer favorável da Comissão de Fiscalização, com emendas da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR) da Câmara de Cuiabá. Ela se atualiza ao Marco Legal do Saneamento Básico, que estabelece regras para alocação de recursos públicos federais.

“A cobrança da taxa de lixo é uma obrigação legal, inclusive o próprio Ministério Público hoje ao aprovar a nossa proposta de encerramento do Aterro sanitário – lixão terrível que envergonha Cuiabá e precisamos dar dignidade aos catadores -, mas é uma obrigação do Marco Regulatório, uma lei federal que foi sancionada dando um prazo até 1º de agosto de 2021, estendendo uma prorrogação para criação da taxa. Inclusive o MP vai nos notificar, porque eu posso incorrer em crime de responsabilidade de eu não implantar”, explicou o prefeito, em live na semana passada.

A Associação Mato-grossense dos Municípios-AMM emitiu orienação aos prefeitos municipais sobre a necessidade de aprovar lei que institua a taxa de coleta de lixo. Segundo o presidente da AMM, Neurilan Fraga, o município que não fizer a cobrança também estará em desacordo com a Lei 101/2000, Lei de Responsabilidade Fiscal-LRF. “O gestor municipal que deixar de cobrar a taxa pode cometer uma irregularidade grave, tendo em vista que a omissão se caracteriza como renúncia de receita e o gestor será penalizado por esta conduta.”

Segundo Fraga, o gestor municipal que for omisso em seus deveres legais, consequentemente terá apontamentos de irregularidade na apreciação das contas anuais pelo Tribunal de Contas do Estado. “No entanto, o gestor não poderá finalizar o processo de regularização da cobrança do serviço da coleta de lixo, sem a apreciação pela Câmara Municipal. É fundamental que os vereadores, conhecedores de leis que regem a administração pública, tenham esta consciência e deem a resposta à sociedade sobre a realidade do processo, ao qual também estão inseridos” , alertou.

Fonte: Vgn Notícias