Início Covid19 Com alta demanda, Cuiabá esgota UTIs para atendimento geral

Com alta demanda, Cuiabá esgota UTIs para atendimento geral

186
0
Reprodução/Facebook
Reprodução/Facebook

Com a alta demanda pela ocupação de Unidades de Terapia Intensiva, Cuiabá está sem UTIs para atendimento geral. Os únicos leitos disponíveis são para pacientes acometidos pela covid-19.

 

Informações da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) dão conta que a lotação de UTIs na Capital é uma situação que tem sido verificada há dias.

 

Ao todo, Cuiabá conta com 144 UTIs de uso geral, que são distribuídas para atendimentos no Hospital Geral, Hospital de Câncer, Hospital Santa Helena, Hospital Universitário Júlio Muller e HMC.

 

Algumas dessas unidades atendem ainda especialidades, a exemplo de demandas coronarianas, de pacientes com câncer, pediatria e neonatal.

 

Diante da situação, a prefeitura informou que busca abrir 30 novos leitos de UTIs no Hospital São Benedito nos próximos dias. Por meio do comunicado, o Executivo destacou que a Capital atende a uma demanda maior que a do município, uma vez que recebe pacientes de outras cidades.

 

Veja a nota na íntegra a seguir:

“A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) informa que dispõe de 144 leitos de UTI geral pactuados nas seguintes unidades de alta complexidade: Hospital Geral, Hospital de Câncer, Hospital Santa Helena, Hospital Universitário Júlio Muller e HMC.

 

Parte desses leitos são voltados para algumas especialidades, como coronariana, câncer, pediatria e neonatal. Vale destacar ainda que o HMC é referência para neurologia e ortopedia.

 

Nesta quarta-feira (19), todos os leitos encontram-se ocupados, reflexo do que a literatura chama de “sindemia”, ou seja, refletem o cenário de aumento da demanda não só da covid-19, mas também de outras patologias, que, devido às restrições no atendimento de saúde adotadas como forma de evitar o contágio pelo coronavírus ou que deixaram de procurar o serviço pelo receio de contaminação, tiveram suas condições de saúde agravadas, vindo a pressionar o sistema de saúde.

 

Em resposta à tal situação, a Secretaria Municipal de Saúde informa que tem preparado a reabertura de mais 30 leitos de UTI geral no Hospital São Benedito, o que deve ocorrer nos próximos dias.

 

Vale destacar que o Município de Cuiabá é referência para todo o estado e oferece assistência em alta complexidade não só para seus munícipes, mas pacientes oriundos de todas as regiões de Mato Grosso.

 

A gestão da SMS também tem cobrado junto ao Estado a abertura de novos leitos nos Hospitais Regionais, já que tal medida garantiria uma melhor assistências aos usuários do SUS e desafogaria o sistema de saúde municipal.”

Fonte: Gazeta Digital

Deixe uma resposta