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Golpe solicita pagamento para liberar compras ‘taxadas’

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Fonte: Gazeta Digital, créditos da imagem: João Reis

Desde o início deste mês, compras internacionais de até US$ 50 passaram a ser taxadas em 20%. Com essa nova regra, golpistas enxergaram uma “oportunidade” de alcançar mais vítimas por meio de mensagens com links que solicitam o pagamento de taxas para liberação de compras. Os designs e palavras apresentados são semelhantes a sites oficiais, dificultando a verificação.

Recebimento de códigos de rastreio e alertas de taxação têm sido algumas das mensagens recebidas por meio de SMS, e-mail ou WhatsApp de pessoas que realizam compras on-line. Geralmente os textos trazem links que direcionam a sites com design e endereço eletrônico parecido com sites oficiais, como o dos Correios, mas que na realidade fazem parte de um golpe. São mostradas informações comunicando taxação e indicado um código pix ou outra forma de pagamento para que você possa “liberar sua encomenda” da alfândega. Caso você acredite nas informações e realize o pagamento, caiu no golpe.

Algumas das vítimas recebem as mensagens com informações e dados pessoais corretos, como nome, Cadastro de Pessoa Física (CPF) ou endereço, o que pode dificultar na hora de confirmar a verdade das informações.

 

Reprodução

Golpe dos correios

Mensagem recebida por Emanuelle

Emanuelle Caroline Cândido, estudante da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), foi vítima de uma tentativa desse golpe por meio de um SMS com seu nome, comunicando que sua encomenda seria entregue em 3 dias. Abaixo da mensagem havia um link para acompanhar a entrega. A jovem, que estava esperando uma encomenda, clicou no endereço eletrônico que solicitou o pagamento de uma taxa para liberar sua compra.

Ela pensou que um problema pudesse ter ocorrido com seu produto, que era nacional, mas resolveu confirmar no site dos Correios antes de realizar o pagamento e percebeu que as informações recebidas não coincidiam. “A página era muito parecida e eu jamais pensei que pudesse existir um site falso para os Correios”, explicou ela.

O GD entrou em contato com a assessoria de imprensa dos Correios em Cuiabá que informou que o pronunciamento e informações sobre o assunto se dão apenas em forma de notas informativas no site. Em uma delas, a estatal instrui para que as pessoas utilizem apenas os canais oficiais, como o aplicativo dos Correios ou o site (www.correios.com.br), confirmem os e-mails e estejam atentos aos links recebidos. “No aplicativo é possível rastrear encomendas e pagar tributos de importação, entre outros serviços”, comunica um boletim.

Além disso, também foi publicado um vídeo informativo alertando para não acreditar e realizar pagamento de todas as mensagens que chegam em seu celular. Assista aqui.

Caí no golpe, e agora?

Em Mato Grosso, a Delegacia Especializada de Repressão a Crimes Informáticos (DRCI) criou um WhatsApp específico para a orientação com relação aos casos de golpes pela internet. O canal criado pela tem o objetivo de orientar vítimas e policiais e não é um canal de denúncias ou de registro de ocorrência, uma vez que a unidade não é responsável pelas investigações de crimes de estelionato.

O número da DRCI, que deve ser divulgado para o maior número de pessoas possíveis, a fim de evitar maiores prejuízos às vítimas é o 65 98173-0544.

Com o uso da ferramenta, os atendimentos realizados por meio do aplicativo de mensagens, funcionam 24 horas por dia, sete dias por semana, respondendo as principais dúvidas de forma imediata.

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