Início Cidades Prefeituta de VG empossa novos agentes de saúde e distribui kits de...

Prefeituta de VG empossa novos agentes de saúde e distribui kits de segurança

18
0

Powered by WP Bannerize

Fonte: Gazeta Digital, créditos da imagem: Assessoria

O prefeito de Várzea Grande, Kalil Baracat, deu posse aos novos 42 Agentes Comunitários de Saúde (ACS), aprovados em processo seletivo público. Os novos agentes assumem os seus respectivos postos de trabalho imediatamente e irão atuar na região onde moram.

“Mais do que novos servidores, os agentes comunitários, são aqueles que acompanham as pessoas que tem um histórico da saúde dos mesmos e isto ajuda não apenas em eventuais diagnósticos de doenças, bem como em garantir uma vida mais saudável, com hábitos que assegurem uma melhor qualidade no seu dia-a-dia”, disse.

Segundo Kalil, o município estabeleceu um piso salarial aos agentes de combate às endemias, por uma carga horária de 40h semanais, cabendo à União arcar com a remuneração, devido à adesão sobre o programa que o município estabeleceu junto ao Ministério da Saúde e que dependendo dos resultados a serem alcançados, colocarão Várzea Grande em uma situação de destaque nacional.

“A contratação contribui para não haver mais aquela rotatividade que não é benéfica, uma vez que, o município investe na capacitação e treinamentos dos agentes, sem contar que os vínculos, conhecimentos e particularidade desenvolvidos com as famílias no decorrer do trabalho, são perdidos com a mudanças de agentes, demandando todo um processo deconhecimento e adaptação com chegada de um novo agente à comunidade. Hoje eles estão assegurados, para exercerem suas funções, sem interrupção”, salientou o prefeito.

Kalil Baracat ainda comemorou sobre a cobertura deste serviço ofertado à população de Várzea Grande. Ele explica que com estes novos agentes a cobertura já supera 65% e com a previsão de contratar mais agentes, “até o final do ano vamos ter uma cobertura de 100% com o serviço de Saúde Preventiva, por Agentes Comunitários de Saúde”.

Kits de Segurança no Trabalho
No ato da posse também foram entregues materiais necessários para a proteção dos agentes comunitários de saúde (ACS). Cada KIT possui camisa de manga comprida, um boné com proteção para a nuca, protetor solar, uma bolsa de trabalho para identificação e anotações

“Estes equipamentos devem ser utilizados durante a execução dos trabalhos, já que os agentes trabalham in loco, visitando as casas para levar informação sobre prevenção e cuidados com a saúde. Como os agentes estão constantemente expostos às adversidades do tempo, como sol e chuva, foi priorizado a entrega desse material de proteção também para que executem suas atividades sempre protegidos e uniformizados para garantir mais segurança para eles e para a população que vai receber estes agentes”, complementou a secretária interina de Saúde Maria das Graças.

Powered by WP Bannerize