Início Cidades Orquestra CirandaMundo apresenta concerto nesta quarta em Cuiabá

Orquestra CirandaMundo apresenta concerto nesta quarta em Cuiabá

34
0

Powered by WP Bannerize

Integrantes da Orquestra CirandaMundo se preparam para mais uma apresentação da Temporada Artística 2024. Depois do último espetáculo, dedicado à música regional, agora os instrumentistas dos grupos de cordas se reúnem para uma noite dedicada à música clássica mundial, em mais um concerto da Série Amazônia. A apresentação será realizada no Cine Teatro, a partir das 20h e o ingresso custa R$ 2 mais 1kg de alimento não perecível. O ponto de troca dos ingressos é na sede do Instituto Ciranda – Casa de Bembem, Rua Barão de Melgaço, número 3963, Centro Norte, Cuiabá.

O programa desta apresentação inclui obras de compositores como o inglês Edward Elgar, o russo Tchaikovsky e o norueguês Edward Grieg. Em contraste com o concerto anterior, que destacou os coloridos e timbres da família dos sopros e percussão, esta apresentação se concentra na rica sonoridade produzida pelos instrumentos de cordas.

“O público terá a oportunidade de vivenciar o universo da música erudita do período Romântico, apreciando composições que capturam a emoção e a expressão características desta época fascinante da história da música”, antecipa o regente Luiz Ipolito, responsável pela condução desse concerto.

Uma ocasião ideal para que o público possa apreciar música de qualidade, a um preço simbólico, e também uma grande oportunidade para jovens talentos da música, que dão os primeiros passos na atuação como profissionais da música. Este é o caso do violinista Guilherme Bastos, que começou a estudar o instrumento com apenas sete anos de idade, no polo Instituto Ciranda do município de Poconé.

“Poder fazer parte da Orquestra CirandaMundo é uma satisfação muito grande, é emocionante. Estar atuando como profissional na música é um sonho de infância que pouco a pouco vem se realizando. Para mim está sendo algo mágico e cheio de surpresas”, conta o jovem músico, de apenas 17 anos, que atualmente é bolsista do Instituto Ciranda e integrante da orquestra.

Este concerto é viabilizado pela Lei de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet), com patrocínio das empresas Bom Futuro e Energisa.

Cultura e cidadania

O Instituto Ciranda – Música e Cidadania se dedica a fomentar ações nas áreas da educação e cultura, utilizando a música como ferramenta de cidadania e transformação. São duas décadas de atuação, e mais de 800 alunos, atendidos nos polos do Instituto Ciranda das cidades de Cuiabá, Chapada dos Guimarães, Rondonópolis, Poconé e Sonora (MS). Somente na capital Cuiabá, são cerca de 400 alunos, que têm aulas de diversos instrumentos no Centro Histórico da cidade, na emblemática Casa de Bembem.

Parceiros

Para manter todos os programas e atividades, em Cuiabá e nos demais polos mencionados, o Instituto Ciranda conta com importantes parcerias. A empresa Bom Futuro, Energisa, Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT), a Prefeitura Municipal de Sonora, a Associação Matogrossense dos Produtores de Algodão (AMPA) e o Instituto Sicoob são alguns destes parceiros.

Acessibilidade
Os concertos do Instituto Ciranda dispõem de acessibilidade para pessoas com deficiência (audiodescrição e intérprete de libras).

Powered by WP Bannerize