Início Cidades Ciosp capacitou mais de 900 alunos das forças de segurança para manusear...

Ciosp capacitou mais de 900 alunos das forças de segurança para manusear equipamentos de radiocomunicação

24
0

Fonte: Gazeta Digital, créditos da imagem: Sesp-MT

O Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp) capacitou 975 alunos do curso de formação do Corpo de Bombeiros, Polícia Civil e Militar em manuseio do sistema de Rede Digital de Radiocomunicação adotada pelas forças de segurança de Mato Grosso. Os servidores, aprovados no último concurso da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp), receberam treinamento para manusear aparelhos fixos e móveis da nova tecnologia referência para outras polícias brasileiras.

Segundo o superintendente do Ciosp, delegado Cláudio Álvares Sant’Ana, essa capacitação, integrada ao curso de formação, proporcionou aos alunos o conhecimento do trabalho realizado pelo Ciosp e sua relevância no atendimento à população.

“A tecnologia é uma grande aliada da Segurança Pública, e com essa capacitação que ofertamos em 2023, os servidores estão aptos a compreender sua importância tanto nas rondas ostensivas da PM quanto nos atendimentos das delegacias da PJC, além do combate a crimes ambientais pelo Corpo de Bombeiros”, acrescentou o delegado.

A Rede Digital de Radiocomunicação está implantada nos 142 municípios do estado e mais 28 distritos, através do investimento aproximado do Governo do Estado de R$ 90 milhões.

Além da radiocomunicação digital, os alunos aprenderam sobre os serviços executados pela superintendência, despacho de ocorrências e videomonitoramento. Na oportunidade, também conheceram as funcionalidades Estação de Rádio Base (ERB Móvel), Centro Integrado de Comando e Controle Móvel (CICCM) na Plataforma de Observação Elevada (POE) e da central de ocorrências, onde são atendidas chamadas aos números de emergência (190, 197, 181 e 193).

Na capacitação, os servidores foram introduzidos ao Vigia Mais MT, programa do Governo do Estado que irá monitorar todos os municípios com câmeras de segurança vinculadas as polícias locais e ao Ciosp. Essas ferramentas digitais utilizadas pelo Ciosp permitem o compartilhamento de notícias em tempo real, resultando no menor tempo resposta às solicitações da população.

“Esses 975 alunos visitaram a Sesp ao longo do ano 2023, sempre divididos em turmas de 50 alunos. Eles receberam esse treinamento executado pelo Ciosp que foi extremamente importante para apresentar todas as ferramentas digitais fornecidas pelo Governo do Estado que contribuem para a Segurança Pública”, finalizou o superintendente.