Início Destaques PF prende 8 traficantes de MT que mandavam cocaína para SP e...

PF prende 8 traficantes de MT que mandavam cocaína para SP e PR

25
0

Fonte: Gazeta Digital, créditos da imagem: Reprodução

Operação Contrafluxo deflagrada pela Força Integrada de Combate ao Crime Organizado de Mato Grosso (FICCO-MT) nesta quinta-feira (22), contra criminosos responsáveis por fornecimento de cocaína aos estados de São Paulo e Paraná.

Ao todo foram cumpridos 9 mandados, sendo 8 mandados de prisões preventivas e um de busca e apreensão e um sequestro de um imóvel no município de Sinop (500 km ao norte de Cuiabá).

Equipes da FICCO apreenderam em setembro e outubro de 2023 duas cargas de cloridrato de cocaína que totalizaram uma tonelada de entorpecente, no interior de Mato Grosso. A droga estava sendo preparadas para o transporte em caminhões com destino a outros estados do País.

Após a apreensão das cargas de cocaína, a investigação identificou os envolvidos no transporte e destinação da droga e foram representadas pelas medidas cautelares, deferidas pelo juízo da 4ª Vara Criminal de Sinop.

No dia 07.12.2023 foi deflagrada a primeira fase, em que foram cumpridos 26 mandados judiciais de prisão preventiva, busca e apreensão e sequestro de bens. Durante as diligências, os policiais colheram provas da participação de outros envolvidos no esquema criminoso e identificaram uma atuação sofisticada para a lavagem de dinheiro.

Também foi identificado que a droga enviada às regiões sul e sudeste era para abastecer a atuação de uma grande facção criminosa que atua na localidade.

Uma tonelada de cocaína

Em setembro e outubro do ano passado foram apreendidas, nos municípios de Porto dos Gaúchos e Juara, duas cargas de cloridrato de cocaína que seriam enviadas a estados do Sudeste do País.

A apreensão foi possível após um trabalho de inteligência realizado entre as forças de segurança pública, coordenado pela FICCO/MT.

O primeiro carregamento foi localizado no final de setembro/23, na zona rural de Juara, em um trabalho conjunto da FICCO/MT, Gefron, Polícia Militar de Sinop e da PRF de Sorriso.

Os 500 quilos de cloridrato estavam enterrados em uma área próxima a uma pista clandestina de pouso. Em continuidade à investigação, no dia 09 de outubro/23, a equipe da FICCO flagrou um caminhoneiro, na cidade de Porto dos Gaúchos, na região médio-norte de Mato Grosso, transportando uma carga com 456 quilos de cloridrato de cocaína.

A droga estava em um fundo falso da carreta conduzida pelo suspeito, que também faz parte do grupo criminoso investigado. Com as informações apuradas na apreensão das cargas, a FICCO conseguiu chegar aos demais integrantes do grupo e representar pela concessão das medidas cautelares cabíveis.