Início Destaques Polícia cumpre mandados contra jornalistas e empresário investigados por produção de fake...

Polícia cumpre mandados contra jornalistas e empresário investigados por produção de fake news contra políticos

51
0

Powered by WP Bannerize

Da Redação

 

A Polícia Civil, por meio da Delegacia Especializada de Repressão a Crimes Informáticos (DRCI), deflagrou, na manhã desta terça-feira (6), a Operação Fake News 3, para cumprimento de ordens judiciais referentes a investigações que apuraram crimes de calúnia majorada, perseguição majorada e associação criminosa.

Os alvos são os jornalistas Enock Cavalcante e Alexandre Aprá, e o empresário Marco Polo Pinheiro, o Popó, irmão do prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro (MDB).

As investigações apuraram condutas reiteradas dos investigados consistente em veiculação de informações, sabidamente falsas, em sites, bem como grupos de aplicativos de mensagens, com o fito de atingir a honra e imagem de autoridades públicas, em verdadeira indústria de desinformação.

Desde o ano de 2021, diversos procedimentos policiais foram instaurados pela DRCI, com envolvimento dos mesmos investigados, notadamente esforçados em desabonar a imagem de agentes públicos e políticos.

Um dos alvos investigados já ostenta condenação pela 10ª Vara Criminal da Capital por crime contra a honra, figurando como vítima um senador da República. Durante as primeiras investigações, ainda em 2021, dois dos investigados foram indiciados por crimes de calúnia e difamação majoradas e associação criminosa.

Nesta terceira fase da operação, as investigações iniciaram em setembro de 2023, ensejando diligências investigativas e análises técnicas, com representação por três mandados de busca e apreensão, que foram deferidos pelas Justiça e cumpridos, nesta terça-feira, junto a outras ordens judiciais no contexto da investigação em andamento.

Fonte: Muvuca Popular

Powered by WP Bannerize