Início Destaques Apreensões de drogas pela PM de MT tem aumento de 84% em...

Apreensões de drogas pela PM de MT tem aumento de 84% em 2023

31
0

Da Redação

 

A Polícia Militar de Mato Grosso apreendeu 13,5 toneladas de entorpecentes no estado, em 2023. O número representa um aumento de 84% nas apreensões de drogas, em relação ao ano passado, quando 7,8 toneladas foram retiradas de circulação.

Neste ano, 580 operações foram desencadeadas pela corporação para o combate e repressão à criminalidade, segundo dados da Superintendência de Planejamento Operacional e Estatística (Spoe) da instituição.

Foram registradas 5,7 mil ocorrências relacionadas ao tráfico, em apreensões realizadas em ações próprias da Polícia Militar e também em parceria com as demais forças de segurança estaduais e federais.

A PM fez grandes apreensões desde o início deste ano. Em janeiro deste ano, uma tonelada de drogas foi apreendida. Em outra ação, ocorrida em parceria com a Polícia Federal e Polícia Rodoviária Federal, teve apreensão de 550 quilos de cocaína, em Confresa. As drogas estavam escondidas no fundo falso de um caminhão e o motorista do veículo foi preso em flagrante.

Também no mesmo mês, a Força Tática do 2º Comando Regional da PM apreendeu 500 quilos de maconha, em uma borracharia identificada como ponto de depósito de drogas. O responsável pelo local foi preso em flagrante pela equipe.

Em outras ações de combate ao tráfico, policiais militares do 5º Batalhão de Rondonópolis interceptaram mais de 500 quilos de maconha, que foram localizadas dentro de um veículo, em março. Em julho, no município de Canarana, mais de 540 quilos de cocaína foram apreendidas, uma mulher foi presa em flagrante e um homem preso posteriormente.

Recentemente, policiais da Força Tática do 1º Comando Regional desarticularam uma quadrilha e prenderam quatro membros de uma organização criminosa, em Cuiabá. Na ação, ocorrida no dia 6 de dezembro, 150 quilos de maconha foram apreendidos em diferentes pontos da Capital.

Ainda em 2023, a PMMT realizou o registro de 51,9 mil boletins de ocorrências e conduziu mais de 22 mil pessoas para averiguação, em todo o Estado. Deste número, 9,3 mil pessoas foram presas em flagrante e 2,2 mil em cumprimento a mandados de prisão. A PM ainda localizou e recuperou mais de 1 mil veículos, entre automóveis e motocicletas, e retirou de circulação pouco mais de 1,9 armas de fogo, incluindo simulacros de armas.

Entre esse número se destaca a apreensão de 31 armas de fogo, em uma única ocorrência, registrada em agosto deste ano, em Várzea Grande. Na ação, policiais militares desarticularam um depósito de armas de uma facção criminosa e apreenderam todo o arsenal, bem como 450 munições. Três membros da organização criminosa foram presos em flagrante.

Ainda de acordo com os dados da Spoe da PMMT, no mesmo período foram realizadas cerca de 580 operações policiais voltadas para o trabalho preventivo, ostensivo e de repressão à criminalidade.

Entre as operações de destaque, a Polícia Militar atuou na Operação Canguçu, nos meses de abril e maio deste ano, na busca de criminosos que tentaram invadir uma instituição financeira na cidade de Confresa. Nesta operação, a PMMT atuou em conjunto com forças policiais de outros Estados e neutralizou todos os suspeitos identificados na ação criminosa.

Atualmente, em todo o Estado a Polícia Militar está presente com a Operação Fim de Ano, em virtude das festividades de final de ano, intensificando o policiamento diariamente com mais de 1.500 policiais e 700 viaturas nas ruas, dando vigilância e o patrulhamento em áreas comerciais, rodovias, bairros residenciais e zonas financeiras.

Fonte: Muvuca Popular