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Diferentes etnias se reúnem no I Encontro da Educação Escolar Indígena no Xingu

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Foi realizado no Território Indígena do Xingu (TIX), em Mato Grosso, I Encontro da Educação Escolar Indígena no Xingu, com a participação de integrantes de diversas etnias. O evento será encerrado neste sábado (25) e os indígenas retornam para suas aldeias no domingo (26).

A primeira turma formada em magistério indígena intercultural aconteceu em 2001, através do Projeto Urucum Pedra Brilhante realizado pelo Instituto Socioambiental. Foram 47 indígenas de 14 etnias que inauguraram esta frente da educação escolar indígena diferenciada. Destes, 39 ingressaram no primeiro Curso de Licenciatura Intercultural da Universidade Estadual de Mato Grosso.

No ano de 2005 a Secretaria Estadual de Educação (Seduc) formou mais 50 professores em magistério. Atualmente a projeção é que atuam como professores indígenas aproximadamente 250 professores formados ou em formação em diversas áreas e níveis de escolaridade, incluindo mestres e doutores.

A importância desta iniciativa é para que haja um encontro entre todos estes profissionais, para que possam compartilhar suas histórias neste campo, com todas as gerações de profissionais hoje em atuação nos territórios; possibilitando nivelar conceitos fundantes da prática; dialogar com as lideranças tradicionais; valorizar a cultura promovendo espaços de diálogos junto aos historiadores e mestres tradicionais; conhecer as produções de pesquisas realizadas pelo conjunto de professores; realizar trocas das práticas pedagógicas que foram exitosas, assim como, as que trouxeram desafios e impasses; além de celebrar as conquistas e definir conjuntamente os desafios que ainda enfrentam e as maneiras de superá-los.

Este I Encontro da Educação Escolar Indígena do TIX é uma vontade dos indígenas desde que a Política dos Territórios Etnoeducacionais promoveu a Pactuação do Território Etnoeducacional do Xingu – TEEX no ano de 2010.

Esta pactuação ocorreu logo após terem realizado a primeira Conferência Regional em seu Território, quando reuniram representantes dos professores, lideranças tradicionais, pais, mães, alunos e representantes dos órgãos públicos e organizações parceiras no campo da educação escolar indígena e vivenciaram a força das partilhas feitas por todos.

Porém, com a descontinuidade desta Política não conseguiram apoio necessário para esta realização e avaliaram que o contexto atual, com a mudança no governo federal e o enfrentamento que estão fazendo junto ao governo estadual, é muito importante viabilizarem essa vontade.

Assim, decidiram participar deste Edital na perspectiva deste Fundo ser Co-Realizador desta iniciativa junto com eles e outros parceiros.

Objetivo

Realizar o primeiro encontro de todos os professores indígenas, que atuam nas escolas de seu Território para se reconhecerem e se organizarem enquanto categoria profissional. Neste diálogo contarão com as lideranças e mestres (as) historiadores (as), aproximadamente 350 pessoas, por 4 dias, de forma a compartilhar sua história, conquistas e desafios para fortalecer sua auto determinação no campo da educação escolar indígena diferenciada e de qualidade.

Fonte: Gazeta Digital

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