Início Destaques Empresário lembra trajetória de vitórias e dificuldades em 40 anos

Empresário lembra trajetória de vitórias e dificuldades em 40 anos

77
0

Powered by WP Bannerize

Fundado no ano de 1983, o Grupo São Benedito completa 40 anos de história em Cuiabá. Marcos Antonio Maluf, diretor presidente do grupo, lembrou que o caminho não foi fácil, enfrentaram muitos desafios com o passar dos anos, com mudanças de governo e crises no país. Ele atribuiu o sucesso ao intenso trabalho de sua família e colaboradores. Maluf também não esqueceu de citar o santo que dá nome ao grupo, São Benedito, que tem sua família como devota já há algumas gerações.

A família já é antiga em Cuiabá e sempre contribuiu com a cidade. Há 40 anos o irmão de Marcos, Marcelo Benedito Maluf, tomou a iniciativa de fundar a empresa, que começou com passos modestos, mas logo cresceu.

“São 40 anos da empresa São Benedito, mas meu pai já tem quase 70 anos aqui em Cuiabá, já trabalhou com vários segmentos. O comecinho foi quando meu irmão resolveu mexer com esse segmento, nós ainda trabalhávamos na loja dele e lá foi feito o escritório. Na época foi feito um edifício, fez depois no Jardim das Américas e graças a Deus as perspectivas foram boas, só temos a agradecer aqui à nossa cidade e às situações que foram sendo favoráveis para continuarmos”.

O presidente afirmou que o trabalho foi árduo. Muitas mudanças de governo, muitas crises que o país enfrentou e segundo Marcos o grupo só conseguiu obter sucesso pela resiliência que teve em enfrentar os altos e baixos, que afetam todo o empresariado.

“Vários planos diferentes, vários governos diferentes, a economia oscila muito entendeu? E nós somos afetados. Hoje, por exemplo, a taxa de juros que está aí não é fácil, as empresas precisam captar recurso para investir. E realmente, quanto a isso, eu estou a favor desse Governo, tem que baixar a taxa de juros mesmo senão como é que fica? Para empresas grandes, indústrias, construção civil, todos precisam captar recurso para fazer mais investimentos, mais fábricas, mais obras”, afirmou.

Hoje o grupo gera mais de mil empregos diretos e indiretos e o presidente torce para que a economia melhore, para que assim consiga produzir mais, gerar mais empregos, mais renda e retribuir o acolhimento que sua família recebeu na cidade e no estado.

A empresa também teve que saber diversificar. Justamente pelas mudanças e dificuldades que o país, por vezes, passa, o grupo teve que aprender a avaliar o mercado com eficiência para saber por onde seguir.

“No decorrer dos anos, que você vai avaliando as situações de crise, você vê que é importante se diversificar, até para ter segmentos diferentes. Nós atuamos hoje, além da construção civil que é o principal, na pecuária, no setor de academias, energia, a Prospipay que foi criada recentemente, então a gente vai analisando o mercado, se houver alguma possibilidade e alguma perspectiva boa de algum ramo que sejamos capazes de absorver e administrar, nós estamos abertos também para crescer, mas a nossa base principal é a construção civil”, explicou o presidente.

Marcos avalia que são estas características, ou seja, a adaptabilidade, a resiliência e também a capacidade de prever os percalços que levaram o grupo São Benedito a atingir o patamar que alcançou. Ele pontuou que todo empresário precisa saber disso se quiser obter algum sucesso.

“Cada época tem uma dificuldade, nós passamos pela pandemia que também não foi fácil, antes disso teve aquela crise depois da Copa, crise financeira, crise política, de crédito, foi uma época complicada para o país, foi considerada uma das épocas mais difíceis da República. Então se o empresário espera ter moleza para trabalhar, não vai ser empresário não. E prever também, o máximo possível. Tem que contar com o presente, aprender com o passado, mas assim mesmo você não consegue prever o futuro porque variam muito as situações. Eu considero os empresários brasileiros heróis”, disse.

Os clientes que o Grupo São Benedito atende hoje são oriundos de diversas regiões, não só de Cuiabá ou interior do Estado. O presidente defende que investir em imóvel é sempre algo positivo e disse ser grato pela confiança que seus clientes depositam no grupo.

“Nós temos que agradecer também os clientes que temos, que confiam no nosso serviço, que deposita confiança em nós. Temos clientes de Cuiabá, do interior, de outras regiões do país, pessoas que vem residir aqui, vem trabalhar aqui. As pessoas que gostam de ter um investimento sólido, porque o imóvel é sólido. Para Cuiabá veio muita gente de fora, as pessoas são bem vindas aqui e graças a Deus estão dando preferência para morar na nossa capital, o que é bom para todo mundo, e se dão bem aqui porque nossa cidade é calorosa graças a Deus, temos o São Benedito que protege a gente aqui também”.

Devoção
A inspiração para o nome do grupo veio da devoção a São Benedito, que começou com os avós de Marcos.

“A minha família é religiosa e a minha mãe, os meus avós por parte de mãe vieram há quase 100 anos para cá, e eles já eram devotos de São Benedito. Isso passou para as gerações, o meu irmão é um dos mais devotos, já foi rei na festa várias vezes, minha mãe já foi rainha também, nós ajudamos toda vez lá na igreja, ele fez uma creche também em homenagem. Então é fé, já vem de nossos ancestrais e tem dado certo”.

O presidente espera que a empresa continue sendo protegida pelo santo e que as futuras gerações da família permaneçam trabalhando desta forma, sabendo retribuir.

“Para o futuro vamos sempre pensar o melhor e lutar pelo melhor. Nós estamos aqui já na terceira geração, com nossos filhos, estão todos empenhados aqui trabalhando e a perspectiva é boa. Se Deus quiser, se os nossos governantes fizerem um bom trabalho daqui para frente também, melhor ainda, é bom para as empresas que querem produzir, que é o nosso caso. Então a gente pensa se Deus quiser e São Benedito interceder os anos serão melhores e o futuro vai ser bom, para nós todos”.

Fonte: Gazeta Digital

Powered by WP Bannerize