Início Cidades Radialista se muda para Europa e segue com clientes no Brasil

Radialista se muda para Europa e segue com clientes no Brasil

100
0

Powered by WP Bannerize

Com o sonho de ter uma imersão no inglês há muitos anos, a publicitária e radialista Janaina Benicio, 41, resolveu se aventurar no exterior. Cuiabana de alma e coração arrumou as malas rumo à Galway, na Irlanda, há 4 meses. Ela brinca que, apesar de não ter nascido na Capital mato-grossense, Cuiabá ensinou os seus primeiros passos e a sua paixão é a cidade. Janaina é a entrevistada do GD para a série “Cuiabana pelo Mundo” desta semana.

Nascida em São Paulo, a radialista se intitula “pau rodado” (modo de dizer que a pessoa veio de outro lugar) e seu coração é da cidade verde.

“Meus pais foram para Mato Grosso em 1984 e construíram toda a vida lá. Depois de um tempo voltamos para São Paulo, mas já tínhamos comido cabeça de pacu e não tivemos alternativa senão voltar novamente para esse Estado. Morei 25 anos da minha vida em Cuiabá, construí minha carreira como comunicadora e publicitária nesta terra de São Benedito. Cuiabá me abraçou quando eu ainda era criança e me ensinou meus primeiros passos. Minha história está em nossa Capital”, se emociona ao contar sobre seu elo com Cuiabá.

Mesmo há poucos meses no país europeu, ela contou ao GD que está sendo incrível a experiência e desafiadora, mas o desejo de voar alto e provar que a idade não impede de viver uma trajetória profissional e pessoal nova está sendo o marco para essa aventura.

Sozinha em Galway, ela disse que foi embora não só para simplesmente realizar um sonho, mas porque a sua vida é feita de ciclos e a vontade de sempre estar inovando queima no coração. Segundo a publicitária, ela tentou mudar do país em 2019, mas a pandemia chegou e tudo ficou difícil.

“Está sendo totalmente diferente e desafiador. A vida como estudante aqui me permite trabalhar na Irlanda e também continuar meu trabalho no Brasil. Sou nômade digital há 3 anos. Porém, com toda certeza pretendo voltar. Como deixei a minha família aí [Cuiabá], meus pais e 7 irmãos, sempre existirá a possibilidade de voltar. Meu vínculo com Cuiabá é eterno, atendo muitos clientes do agronegócio”, disse.

Para ela, o financeiro no país é ótimo, apesar da grande crise de moradia que a Irlanda está vivendo, devido à quantidade de intercambistas e refugiados da guerra da Ucrânia. Ela afirma que tem a percepção de que moradia não é prioridade do governo irlandês. No entanto, socialmente, é um lugar em que as pessoas têm acesso a tudo, que segundo ela, é o famoso “poder de compra”.

Cuiabana disse que mesmo sendo estudante na cidade de Galway, que limita o trabalho à 20 horas semanais, não dá para fazer “muita coisa”, como lazer. Janaina contou que atualmente vive em uma casa de irlandeses, a “host family”, que é chamado hospedagem domiciliar ou alojamento local. Modalidade é utilizada por famílias que disponibiliza um quarto ou parte da residência para os hóspedes.  Ela contou que a família é aventureira e parecida com a sua forma de viver, pois não são “tradicionais”. Segundo ela, eles adoram música, cultura e esportes e se encaixou na sua vivência.

Por fim, o que não poderia faltar na história de um Cuiabano pelo Mundo é dizer o que sente de Cuiabá e a comida regional continua no topo do ranking. Janaina comentou que passou por algumas cidades brasileiras e até outros países, mas a culinária cuiabana é “imbatível”.

“Sinto falta da comida. Sinceramente, sinto muito falta. Porque é a nossa necessidade primária. Uma boa comida é motivo de felicidade para mim. Aprecio demais e amo a culinária cuiabana. Nosso churrasco, maria izabel, furrundu, feijão empamonado, farofa de banana são inigualáveis. E, claro, sinto falta da minha família e dos amigos. Eu falo o linguajar cuiabano por onde ando, faço nossa farofa de banana, nossa propaganda está garantida por onde eu andar”, finalizou Janaina.

Cuiabana de coração gravou um vídeo contando rapidamente como está sendo a experiência de viver no país europeu.

Fonte: Gazeta Digital

Powered by WP Bannerize