Início Destaques Obra do Contorno Leste vai interligar mais de 50 bairros da capital

Obra do Contorno Leste vai interligar mais de 50 bairros da capital

121
0

Com 17,3 km de extensão, a maior obra estruturante de mobilidade urbana da história de Cuiabá, o Contorno Leste, avança a passos largos. Elaborada pela atual gestão municipal, o projeto vai beneficiar de forma direta aproximadamente 250 mil pessoas, interligando mais de 50 bairros da capital.

De acordo com o prefeito Emanuel Pinheiro (MDB), a obra receberá o investimento de R$ 125 milhões e contempla ainda o levantamento de uma ponte sobre o Rio Coxipó. A construção da via está dividida em dois percursos, sendo um de 11 quilômetros, entre o rio e a Rodovia Emanuel Pinheiro (MT-251), e outro de cerca de 6 quilômetros, entre a avenida Fernando Corrêa e o rio.

“O Contorno Leste vai transformar a realidade da população cuiabana, beneficiando as comunidades mais afastadas da região central de nossa Capital”, disse o prefeito.

No Distrito Industrial, em um dos trechos que compreendem a nova via, estão sendo realizados serviços de implantação da rede de drenagem de águas pluviais, por meio da implantação do sistema de tubulação e construção dos bueiros.

Obra vai comemorar 305 anos de Cuiabá  – Segundo o prefeito Emanuel Pinheiro, a projeção de entrega da obra é para abril de 2024, como parte das comemorações de 305 anos de Cuiabá. Ele afirma, ainda, que os primeiros 6km da via serão entregues em abril de 2023, na comemoração dos 304 anos da cidade.

“Poderíamos até entregar a obra toda no final de 2023, mas, por se tratar de um projeto muito grande, precisamos ter cuidado. Estamos vencendo os desafios um a um e vamos entregar a maior avenida da história de Cuiabá, transformando toda a cidade, valorizando áreas antes esquecidas e melhorando a economia e a vida de muita gente que vive nessas regiões”, enfatizou o gestor.

O projeto – O Contorno Leste conta com 17,3 km de extensão, pista dupla, iluminação LED, ciclovias, faixas de rolamento, calçadas, acostamento e canteiro central, unindo o Distrito Industrial à Rodovia Emanuel Pinheiro.

O vice-prefeito e secretário de Obras Públicas, José Roberto Stopa, afirmou que tem acompanhado de perto o andamento dos serviços. Segundo ele, o sentimento de satisfação já é algo notório entre os munícipes. “A mobilidade urbana, os moradores que aqui vivem, o poder público, ou seja, desde quando tudo começou, podemos ver vidas sendo transformadas dia após dia e muito mais ainda está por vir”, concluiu.

Lideranças vislumbram crescimento das regiões alcançadas pela obra – Mais de 50 líderes comunitários de Cuiabá tiveram a oportunidade de acompanhar in loco o andamento da obra de construção da Avenida Contorno Leste. A vistoria foi organizada pela Prefeitura, em parceria com a União Coxiponense de Associação dos Moradores (UCAM).

As lideranças percorreram diferentes trechos da via que passa pelas regiões Sul, Leste e Norte de Cuiabá. Para o presidente da UCAM, José Maurício, esse tipo de iniciativa é extremamente importante, pois possibilita que as lideranças, que são legítimos porta-vozes da população, tenham a dimensão da magnitude da obra. Segundo ele, a construção do Contorno Leste significa a melhoria na mobilidade urbana da cidade e, igualmente, o crescimento social e econômico das regiões beneficiadas.

“Muitos condomínios, residenciais, empresas vão se instalar ao longo de todo o trajeto. Para nós, é importante que a gestão tenha essa visão de administrar e também de se comunicar com a sociedade, mostrando os investimentos e a importância deles.”

A obra irá interligar o Pedra 90, Osmar Cabral, Jardim Liberdade, até a saída para Chapada dos Guimarães, melhorando a vida de todos os moradores da região.

Fonte: Vgn Notícias