Início Cidades A cada 12 minutos, um veículo fica parado em rodovia por pane

A cada 12 minutos, um veículo fica parado em rodovia por pane

105
0

Powered by WP Bannerize

A cada 12 minutos, um veículo fica parado por apresentar algum tipo de pane no trecho sob concessão da BR-163, em Mato Grosso. De 1º janeiro a 30 de novembro, as equipes operacionais da Rota do Oeste atenderam cerca de 40,5 mil veículos com problemas mecânicos, elétricos, de superaquecimento, além de falta de combustível.

Em média, são 121 casos por dia. A maioria das situações seria evitada com a realização de manutenção preventiva. Diante dos números e com a chegada do período festivo de Natal e chegada do Ano Novo, o diretor de Operações da Rota do Oeste, Wilson Ferreira, recomenda aos motoristas que levem os veículos a um profissional de confiança e façam a revisão antes da viagem. “A manutenção veicular deve fazer parte do cotidiano dos condutores. Uma revisão básica evita atraso na viagem, um percurso mais tranquilo e seguro”.

O levantamento da Rota do Oeste aponta que 71% das panes atendidas são relacionadas a problemas mecânicos, 8% são por falta de combustível, 6% por questões elétricas e 4% são por superaquecimento do motor.

O restante é por motivos diversos. Segundo o diretor, a maioria dos veículos atendidos pela Rota do Oeste segue viagem após o saneamento do problema que poderia ser identificado durante a manutenção. Cita ainda que o veículo parado na pista coloca em risco a segurança de todos que percorrem a rodovia, visto que se torna um obstáculo.

“Além dos riscos à segurança, as panes atrasam a viagem e causam transtornos ao próprio motorista. Isso fica mais complicado ainda quando a viagem é de férias com a presença de crianças. Justamente, por isso estamos sempre reforçando sobre a importância da prevenção. Isso evita os imprevistos”, comenta Ferreira.

Se precisar, chame a Rota

Todas as equipes da Rota do Oeste seguem presentes ao longo do trecho de concessão para prestar todo o auxílio necessário aos usuários. São centenas de funcionários e uma frota com mais de 70 veículos para realizar os atendimentos voltados aos usuários.O suporte pode ser acionado via 0800 065 0163, que funciona 24 horas por dia. Além de solicitar atendimento, neste canal de contato os motoristas podem obter informações momentâneas sobre as condições de tráfego, intervenções na rodovia, condições climáticas, entre outros.

 

Antes de seguir viagem, verifique

Quantidade de combustível e o marcador

Condições e calibragem dos pneus

Funcionamento e paletas dos limpadores de para-brisa

Nível de água

Condições dos freios

Sistema de sinalização – setas, luz de freio, faróis
Segurança nunca é demais
Siga as leis de trânsito

Respeite a sinalização

Programe a viagem

Crianças devem ser transportadas em assentos específicos para a idade

Animais sempre viajam em caixas de transporte

Use o cinto de segurança

Não use o celular, enquanto dirige

Não beba e dirija

Não ultrapasse em local proibido

Fonte: Gazeta Digital

Powered by WP Bannerize