Início Cidades Museu de História Natural inaugura maior réplica de esqueleto de dinossauro

Museu de História Natural inaugura maior réplica de esqueleto de dinossauro

127
0

Powered by WP Bannerize

Museu de História Natural de Mato Grosso (MHNMT) abrirá para visitação a partir do dia 08 de dezembro, maior réplica de esqueleto de dinossauro do Brasil. A réplica osteológica do herbívoro Saurópode, viveu no Período Cretáceo, entre 84 e 85 milhões de anos, principalmente no hemisfério sul.

Com as dimensões de 20 metros de comprimento linear e cerca de 3,5 metros de altura, esta réplica de dinossauro passa a ser a maior do Brasil. Será uma grande atração para os cuiabanos e turistas que visitarem a cidade.

Segundo Enir Maria Silva, presidente do Instituto Ecossistemas e Populações Tradicionais (Ecoss), que faz a gestão do Museu, a exposição do novo dinossauro é a realização de um desejo antigo, pelo fato deste animal ter vivido há milhões de anos no estado de Mato Grosso.

“Em 2008, fiz parte da equipe do Instituto Ecoss que realizou escavações na comunidade  de Jangada Roncador, no município de Chapada dos Guimarães (MT), onde encontramos registros fósseis desse representante dos Titanossauros próximo à comunidade. Desde então, esses fósseis fazem parte do acervo do Museu. Agora, estamos muito felizes em ampliar os conhecimentos científicos a respeito da paleontologia de Mato Grosso que compartilhamos com os nossos visitantes, por meio da réplica em tamanho real”, evidencia a coordenadora do Museu.

Carlos Scarpini, paleoartista responsável pela criação desta réplica, que pesa cerca de 750 kg e tem o tamanho de quase dois ônibus, explica foram necessários mais de 150 kg de aço, 200 kg de manta acrílica e 400 kg de resina. Dadas as dimensões, as peças do esqueleto do dinossauro Saurópode foram confeccionadas em Cuiabá e, depois de prontas, montadas na área verde do Museu de História Natural de Mato Grosso, onde ficará em exposição.

“A exibição da réplica ao público contribui para preservar os fósseis originais encontrados, pois parte deles podem ficar salvaguardados na reserva técnica para que não se danifiquem”, explica o paleoartista que já foi responsável pela elaboração de 11 acervos no Brasil e no exterior.

Carlos Scarpini/AcervoMHNMT

Ilustração dinossauro

A curadora do Museu, Vitória Ramirez Zanquetta, fala das expectativas com a inauguração do gigante Saurópode. “A gente espera que o público se encante com esse gigante e desperte ainda mais o interesse pela ciência. Por se tratar da maior réplica osteológica do Brasil, nós esperamos colocar o Museu como referência turística no estado de Mato Grosso”, afirmou.

Com essa nova paleoarte do Saurópode, o Museu de História Natural de Mato Grosso passa a exibir duas réplicas fidedignas de dinossauros mato-grossenses, o carnívoro Pycnonemosaurus nevesi, com 2,20 metros de altura por 7 metros de comprimento, e o Saurópode, com 20 metros de comprimento e cerca de 3,5 metros de altura, ambas confeccionadas pelo paleoartista Carlos Scarpini.

Exposição Permanente

A réplica do Titanossauro ficará em exposição permanente a partir do dia oito (8) de dezembro no Museu de História Natural de Mato Grosso, localizado na Av. Beira Rio, número 2000, bairro Jardim Europa, Cuiabá – MT. O Museu é aberto ao público de quarta a domingo, das 8h às 18h, com entrada no valor de R$12,00 (inteira) e R$6,00 (meia). No domingo a entrada é gratuita. O Museu conta com ampla área verde próxima ao rio Cuiabá, café, loja de artesanatos, parquinho, Reserva Técnica e exposição com fósseis de animais pré-históricos, acervo indígena com máscaras sagradas da etnia Waurá e itens históricos da Casa Dom Aquino, casarão histórico que abriga o Museu. O MHNMT, gerido desde 2006 pelo Instituto Ecossistemas e Populações Tradicionais (Instituto Ecoss), é um dos equipamentos culturais da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel).

O Museu de História Natural de Mato Grosso funciona de quarta a domingo, das 8h às 18h, na Av. Beira Rio, número 2000, bairro Jardim Europa, Cuiabá – MT

Fonte: Gazeta Digital

Powered by WP Bannerize