Início Destaques Deputados de MT devem apreciar veto ao projeto que “barra” construção de...

Deputados de MT devem apreciar veto ao projeto que “barra” construção de usinas no Rio Cuiabá

147
0

Powered by WP Bannerize

Os deputados devem apreciar na sessão desta quarta-feira (24.08) os vetos do governador Mauro Mendes (União) aos projetos dos deputados. Estão entre eles, o veto total ao Projeto de Lei nº 957/2019, que proíbe a construção de usinas hidrelétricas em toda a extensão do rio Cuiabá.

Os autores da proposta, deputados Eduardo Botelho (União), Elizeu Nascimento (PL), Prof. Allan Kardec (PSB) e Sebastião Rezende (União) tinham entre seus objetivos barrar a aprovação de um complexo de seis pequenas centrais hidrelétricas (PCHs), são elas, o empreendimento proposto pela Maturati Participações S.A. e Meta Serviços e Projetos LTDA.

Em seu veto, o governador Mauro Mendes apontou a manifestação da Procuradoria-Geral do Estado (PGE) que indica inconstitucionalidade formal por interferir na competência privativa da União para legislar sobre águas e por invadir a competência do Poder Executivo, para criar atribuições a entidades da administração pública.

Também poderá ser apreciado o veto ao projeto que pune assédio moral contra servidores públicos. No veto total nº 62/2022, a Procuradoria-Geral do Estado apontou inconstitucionalidade formal subjetiva para destacar que a propositura de autoria do deputado Lúdio Cabral (PT) invade a competência do Chefe do Poder Executivo ao versar sobre servidores públicos do Estado.

Entretanto, a sessão para apreciação de vetos, há um apelo para que deputados não faltem à sessão, não foi confirmada pelo presidente da Casa, deputado Eduardo Botelho será haverá ou não esta sessão.

Fonte: Vgn Notícias 

Powered by WP Bannerize