Início Esportes Indígenas fazem jogo beneficente em homenagem a líder Xavante morto pela covid

Indígenas fazem jogo beneficente em homenagem a líder Xavante morto pela covid

130
0

Para homenagear o líder indígena Roque Xavante e sua família, será realizado, no dia 14 de agosto, a 4° edição do amistoso de futebol Society beneficente, às 08h na comunidade Recanto do Sol, em Cuiabá.

O evento receberá indígenas da etnia Xavante, da aldeia de Sangradouro de Primavera do Leste, e tem como principal objetivo a arrecadação de alimentos, doações de roupas e brinquedos para as crianças indígenas.

Roque Teromnhi Eiwe e sua esposa Juliana foram vítimas da covid-19 em 2021. O filho do casal Gilson, faleceu por complicações da diabete no mesmo ano. Ambos participavam das atividades do Museu de História Natural de Mato Grosso e estiveram envolvidos no projeto desde o primeiro jogo beneficente do Instituto Ecossistemas e Populações Tradicionais (ECOSS).

“Foi por causa dele que a gente começou a fazer esses amistosos. Ele era nosso parceiro, nosso amigo. E (Roque) estava sempre disponível para fazer acontecer”, conta José Conrado, organizador do projeto.

O projeto social “Amigos dos Xavantes” da Aldeia Sangradouro é organizado desde 2014 pelo morador da comunidade Recanto do Sol, José Conroado, que tem um grande apreço por futebol e, sabendo do histórico dos Xavantes com o esporte, quis fazer uma atividade que aproximasse mais da população indígena com a comunidade do seu bairro Recanto do Sol.

“Além dos Xavantes, o Instituto ECOSS tem contato frequente com os indígenas das etnias Bororó, Kuikuru, Waurá, Karajá, Paresi, Umutina, Kayabi e Bakairi, posso ter esquecido de algum, entre outros. No ano passado, por conta da pandemia, não foi possível realizar o jogo beneficente nem o Encontro Indígena, por isso, nós organizarmos uma vaquinha para a compra de alimentos”, conta Enir Maria Silva, presidente do instituto.

Nesse ano a organização espera continuar com o legado do líder indígena Roque Xavante, que era movido pelo companheirismo e união. “É a primeira vez que iremos homenagear, nesse evento, uma pessoa. É uma forma de reconhecer a importância do Roque Xavante tanto na aldeia, como líder e professor, quanto no evento como treinador da equipe Xavante. Ele, a esposa e o filho sempre estiveram presentes”, afirma Enir Maria.

Antes da partida, às 8h, os indígenas farão uma pajelança, ritual de homenagem ao Roque e sua família.

O jogo terá início às 10h e será aberto a toda comunidade. A entrada é de 1kg de alimento não perecível, exceto sal. A coleta poderá ser realizada no Museu de História Natural de Mato Grosso (MHNMT) e no local da partida.

O Jogo Society beneficente será entre a  Comunidade Recanto do Sol (Cuiabá – MT) x Indígenas da etnia Xavantes, da aldeia de Sangradouro (Primavera do Leste – MT)

Local: Rua Peru, Quadra 3, Lote 1 – Bairro Recanto do Sol (ponto de referência: atrás do Centro de Treinamento do Cuiabá) – Como chegar, clique aqui!

Fonte: Gazeta Digital