Início Esportes Deputado e professor lança livro sobre futebol de MT

Deputado e professor lança livro sobre futebol de MT

124
0

O professor e deputado Allan Kardec (PSB-MT) lança nesta quinta-feira, (28.07), às 19 horas, o livro “O futebol em Mato Grosso: história, legado e projeções”, da editora Entrelinhas. O lançamento e a noite de autógrafos serão no Instituto Histórico e Geográfico de Mato Grosso (IHGMT), na Casa Barão de Melgaço, onde também funciona a Academia Mato-grossense de Letras, no centro de Cuiabá-MT. O livro tem prefácio do maestro titular da Orquestra Sinfônica da UFMT, maestro Fabricio Carvalho.

A publicação é resultado da tese de doutorado defendida em 2019 pelo Professor Allan no programa de Estudos de Cultura Contemporânea (ECCO), na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). O conteúdo de cerca de 400 páginas do livro reúne relatos do início do futebol no Estado. A publicação tem acabamento de alta qualidade, com capa dura e ilustração com fotos do centenário esporte praticado no Estado.

A tese defendida no doutorado do Professor Allan Kardec descrita, documentada e explicada no livro foi analisar a trajetória do futebol profissional em Mato Grosso em relação ao crescimento econômico do Estado. Segundo o professor, uma “investigação histórica e cultural, análise detalhada de documentos e entrevistas com dirigentes de clubes e instituições, jogadores e jornalistas da crônica esportiva”.

O professor e deputado realça esse foco do estudo. “Precisamos dessa parte da economia como empreendimento para ter valor social, gerar emprego e renda e formar crianças, jovens e cidadãos, que, muitas vezes têm no esporte um dos poucos meios para a mobilidadde social no Brasil e em Mato Grosso”, registra em artigo divulgado nesta segunda-feira (28/7) à mídia. “Essa construção do conhecimento sintetizado no livro eu entrego à sociedade, aos gestores públicos para embasar mais investimentos em políticas públicas do esporte, lazer e futebol”, complementa o Professor Allan Kardec.

Capítulos do livro

A publicação tem quatro capítulos. O primeiro deles, “Primórdios do futebol em Mato Grosso: surgimento e amadorismo (décadas de 1900-1930)”. O segundo caracteriza e conta “O profissionalismo, a Era do Rádio, o Estádio Dutrinha (1940-1960)”.

O terceiro capítulo tem como assunto o panorama “Do auge à decadência: o futebol de Mato Grosso na Era do Verdão e da TV”. O último capítulo abrange temas mais recentes ao conhecimento dos mato-grossenses: “Futebol nos anos 2000: da Copa do Mundo à contemporaneidade – modernização, clube-empresa e ressurgimento do futebol mato-grossense”.

Fonte: Vgn Notícias