Início Cidades IFMT Cáceres oferta 295 vagas para cursos de ensino médio, técnico e...

IFMT Cáceres oferta 295 vagas para cursos de ensino médio, técnico e cursos superiores

143
0

Instituto Federal de Mato Grosso, IFMT, campus Cáceres, está com inscrições abertas para o processo seletivo de ingresso em 2023/1 em cursos técnicos integrados ao ensino médio, curso técnico subsequente e graduação em bacharelado e licenciatura.

São ofertadas 295 vagas para cursos presenciais gratuitos com formação do ensino médio ao ensino superior.

As inscrições devem ser realizadas, exclusivamente, pela internet com acesso disponível no site www.cas.ifmt.edu.br

Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio – Edital 071/2022

Para ingresso no Ensino Médio são ofertadas 175 vagas nos cursos técnicos Integrados ao Ensino Médio em Agropecuária (105 vagas) e Informática (70 vagas). Os cursos são voltados para quem concluiu ou está concluindo o ensino fundamental.

As inscrições estão abertas até o dia 11 de setembro O prazo para solicitação da taxa de inscrição no valor de R$ 50,00 termina nesta quarta-feira (20/07).

O processo de seleção será realizado por meio de provas objetivas de Língua Portuguesa/Literatura e Matemática, a serem realizadas no dia 09/10/2022, das 14 às 17 horas.

No ato da inscrição, a ou o candidato poderá optar por realizar a prova em Cáceres ou em uma das outras localidades de Mato Grosso em que o IFMT está presente: Alta Floresta, Barra do Garças, Campo Novo do Parecis, Campo Verde, Cuiabá, Confresa, Diamantino, Guarantã do Norte, Jaciara, Juína, Lucas do Rio Verde, Paranaíta, Pontes e Lacerda,Primavera do Leste, Rondonópolis, Sorriso, Sinop, Tangará da Serra e Várzea Grande e Vila da Serra de São Vicente.

Técnico Subsequente – Edital 075/2022

Para quem está concluindo ou concluiu o ensino médio e quer fazer um curso técnico profissionalizante de duração um(1) ano e meio de formação, o IFMT Cáceres oferece 40 vagas no curso técnico subsequenteao ensino médio em Agropecuária.As inscrições devem ser realizadas até o dia 09/10/2022. As pessoas interessadas podem solicitar isenção da taxa de inscrição de R$ 50,00 até o dia 13/08/2022.

O processo de seleção para o edital de cursos técnicos subsequentes não prevê provas. A classificação das e dos candidatos no seletivo terá como base a análise do Histórico Escolar do Ensino Médio, por meio de notas/conceitos do 1º e 2º ano do Ensino Médio constantes no Boletim Escolar Oficial, Histórico Escolar ou documento escolar oficial equivalente anexado pela ou pelo estudante no ato da inscrição.

Ensino Superior – Edital 074/2022

Para o ensino superior, o campus do IFMT em Cáceres oferece os dois únicos cursos públicos de bacharelado em Engenharia Florestal e Licenciatura em Química da região. São 40 vagas para o Curso de Engenharia Florestal, ofertado em período integral diurno com 5 anos de formação, e outras 40 vagas para o curso de Licenciatura em Química, ofertado no período noturno, com 4 anos de formação.As inscrições e o prazo para solicitação de isenção da taxa de inscrição no valor de R4 80,00, terminam no dia 02/09/2022.

Podem solicitar isenção da taxa, pessoas em situação de baixa renda com comprovação de renda bruta familiar per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio e que tenham cursado o ensino médio completo em escola pública ou como bolsista integral em escola da rede privada.

A seleção para o ingresso no ensino superior será realizada por meio de prova discursiva de redação e provas objetivas de Língua Portuguesa/Literatura, Matemática, Física, Química, História, Geografia, Biologia, e Língua Estrangeira: Inglês ou Espanhol.As provas serão realizadas no período vespertino do dia 16/10/2022, das 14h às 18h30.

O candidato poderá optar por realizar as provas em Cáceres ou em uma das seguintes cidades de Mato Grosso: Alta Floresta, Barra do Garças, Campo Verde, Campo Novo do Parecis, Confresa, Cuiabá, Jaciara, Juína, Lucas do Rio Verde, Pontes e Lacerda, Primavera do Leste, Rondonópolis, Sorriso, Tangará da Serra e Várzea Grande.

 

Cotas
O IFMT oferta 60% das vagas para estudantes egressas e egressos de escolas públicas. O sistema de reservas de vagas inclui ainda situação de renda, pessoas com deficiência, e pessoas autodeclaradas pretas, pardas ou indígenas. As pessoas que se autodeclarem negras (pretas e pardas) passarão por uma banca de heteroidentificação para verificação de características fenotípicas.

A instituição integra a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica e oferece educação pública e gratuita.

Orientações sobre o processo seletivo 2023/1: Secretaria de Registros Escolares do IFMT Campus Cáceres – Prof. Olegário Baldo. Contato: (65) 3621-2610 ( telefone e whatsapp).

Fonte: Gazeta Digital