Início Destaques Botelho faz resolução proibindo uso de aeronave da AL por deputados em...

Botelho faz resolução proibindo uso de aeronave da AL por deputados em campanha eleitoral

13
0

O secretário de Patrimônio da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), Edno Negrini, disse ao VGN na tarde de sexta-feira (08.09) que é provável que o presidente da Casa, deputado Eduardo Botelho (UB), encaminhe à Secretaria Geral, na próxima segunda-feira (11) a Resolução que proíbe o uso da aeronave da AL, por deputados, durante a campanha eleitoral. Após o encaminhamento a resolução será publicada e passa a valer.

O uso da aeronave da AL foi vetado no início de junho, a partir do uso do avião de cinco lugares pelo deputado Thiago Silva (MDB), que viajou para Rondonópolis (a 215 km de Cuiabá), com caronas e sem agenda oficial, o que causou indignação da sociedade e muita repercussão. O caso está sendo apurado como uso eleitoral, o que não é permitido pela legislação.

A Mesa Diretora já instituiu informalmente o veto, mas o presidente da Casa já decidiu que a resolução sai para evitar interpretações equivocadas, não só durante a campanha, mas na pós-campanha, quando a sua utilização será minuciosamente levantada, com critérios rigorosos para a sua sessão.

-“Agora o uso é zero  e depois, a Mesa avaliará cada pedido. Não é uma aeronave de passeio, mas de serviço”, afirmou Botelho.

Patrimônio – A aeronave, na verdade, não é patrimônio da AL, mas de uma locadora. Pelo contrato, estão disponíveis aviões com quatro e até seis assentos. O secretário Edno Negrini disse ainda que o controle do avião não passa necessariamente pela sua pasta, já que a aeronave é de uma empresa terceirizada.