Início Destaques Fiocruz identifica 3 casos de nova cepa de dengue em MT

Fiocruz identifica 3 casos de nova cepa de dengue em MT

173
0

A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e o Laboratório Central de Saúde Pública do Mato Grosso (Lacen-MT) detectaram 3 casos de uma nova cepa da dengue em Mato Grosso – o genótipo cosmopolita do sorotipo 2.

Pesquisadores apontam que a chegada dessa cepa ao Brasil preocupa, porque existe a possibilidade de ela se disseminar de forma mais eficiente.

O genótipo cosmopolita é a linhagem mais disseminada do sorotipo 2 do vírus da dengue em todo o mundo, com presença na Ásia, Pacífico, Oriente Médio e África.

Também foram detectados novos casos em amostras feitas em Goiás (7) e Mato Grosso do Sul (4). Com isso, somados os casos dos estados vizinhos aos casos de Mato Grosso, o total chega a 14, elevando para 15 o número de registros na região Centro-Oeste.

Segundo a Fiocruz, além das notificações no Centro-Oeste, seis casos foram detectados em análises realizadas pelo Instituto Adolfo Lutz, em São Paulo, no mês passado.

O pesquisador do Laboratório de Flavivírus do IOC (Instituto Oswaldo Cruz)/Fiocruz, Luiz Alcântara, coordenador do estudo no Centro-Oeste, afirma que os novos dados confirmam a circulação sustentada da linhagem na região.

“Considerando o aumento do número de casos de fevereiro até hoje, vemos que o genótipo cosmopolita do sorotipo 2 do vírus da dengue está sendo transmitido de maneira ativa”, declara o virologista.

Dos 15 achados, dois ocorreram em amostras referentes a casos de 2021: um registrado em julho, no Mato Grosso do Sul, e outro, em novembro, em Goiás (sendo este o primeiro caso detectado no país, durante uma ação de vigilância genômica efetuada em maio no estado).

As identificações restantes foram realizadas em amostras referentes a casos ocorridos a partir de fevereiro de 2022. Em dois casos, registrados em Goiás, a linhagem cosmopolita foi detectada em amostras referentes a casos de óbito por dengue.

Fonte: Gazeta Digital