Início Cidades Sema notifica usina hidrelétrica por morte de peixes no Manso

Sema notifica usina hidrelétrica por morte de peixes no Manso

148
0

Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT) autuou, na manhã deste sábado (30), a Usina Hidrelétrica (UHE) de Manso, após terem sido detectadas mortes de peixes no local. O empreendimento ainda foi autuado por não ter comunicado a Sema sobre a ocorrência.

 

A fiscalização ocorreu após a Sema receber, nesta sexta-feira (29), denúncias sobre a morte de peixes no reservatório de Manso. No local, os técnicos constataram a morte dos peixes e identificaram marcas de traumas nos corpos dos animais, como falta de escamas, e animais sem cabeça.

 

Os exemplares encontrados pela fiscalização levam a crer que um erro de manobra nos geradores da Usina ocasionou a morte dos peixes por dilaceração. Isso deve ser checado após a análise técnica dos relatórios fornecidos pelo empreendimento.

Foi determinado que o empreendimento apresente relatórios das manobras recentes dos geradores, e que eles recolham os peixes mortos do Rio Manso. Não é possível determinar a quantidade de peixes mortos, mas a espécie mais afetada foi a curimbatá (Prochilodus Lineatus).

Manobra no Manso

A Usina possui quatro geradores, e acionar ou desligar algum deles é considerada uma manobra. Quando um gerador que está desligado e vai ser acionado, é necessário que as comportas não sejam abertas para a entrada de peixes, e os geradores devem ser acionados sem os animais dentro. A fiscalização acredita que este “resgate” de fauna, que garantiria a segurança dos peixes, não foi realizado adequadamente.

Fonte: Gazeta Digital