Início Destaques Projeto Páscoa Feliz leva alegria às crianças internadas no Hospital Municipal de...

Projeto Páscoa Feliz leva alegria às crianças internadas no Hospital Municipal de Cuiabá

144
0

Pacientes ganharam festa temática e receberam ovos de chocolate.

CRISTIANE GUERREIRO

O Projeto Páscoa Feliz levou alegria e diversão às crianças internadas na ala pediátrica do Hospital Municipal de Cuiabá “Dr. Leony Palma de Carvalho” – HMC. A iniciativa foi realizada nesta quinta-feira (14), e teve festa temática, distribuição de ovos de chocolate e brincadeiras que se adaptam a diversas idades. Animação com personagens infantis e o coral do colégio Adventista do CPA  abrilhantaram as comemorações de Páscoa.

Segundo a responsável técnica da ala pediátrica, Rosenil Magalhães, a ação mostrou o verdadeiro significado da páscoa, além de explorar a imaginação e criatividade das crianças com músicas, confecção de coelhos da páscoa, apresentação de histórias, pinturas no rosto imitando o coelhinho e brincadeiras. “Quero agradecer todas as pessoas envolvidas na organização, os colaboradores, a direção do Hospital Municipal de Cuiabá e a gestão Emanuel Pinheiro pelo apoio a este evento, que traz humanização aos pacientes”, destaca.

Na ocasião, a primeira-dama Márcia Pinheiro foi representada pela assessora Débora Ramos. “Estou aqui para trazer um abraço da primeira- dama, ela tem um carinho imenso pelas crianças e se compadece com a situação delicada de internação. “Sabemos que a hospitalização é impactante, pois as crianças estão em um ambiente diferente do habitual, mas isso é amenizado com ações humanizadas que proporcionam alegria, tranqüilidade e bem-estar durante o período de internação. “Que Deus abençoe cada criança, cada família, e que possam logo voltar para casa”, ressalta.

O diretor-geral do HMC, Paulo Rós e a assessora da primeira-dama prestigiaram as comemorações na ala pediátrica e entregaram os ovos de chocolate para as crianças internadas.  Segundo o diretor, o Hospital Municipal de Cuiabá realiza diversas ações voltadas aos pacientes da pediatria, visando promover um ambiente agradável. “O Projeto Páscoa Feliz busca humanizar o atendimento e mantém a fantasia e as atividades lúdicas, entendendo que esse contexto é importante para o êxito do tratamento”, pontua.

“O prefeito Emanuel Pinheiro idealizou cada detalhe deste hospital, tudo foi planejado com amor para melhor atender à população. A intenção desta unidade hospitalar é que as crianças evoluam no tratamento e recebam alta médica para brincar e viver a vida. A Páscoa é o momento de renascimento de Jesus, e todos os dias têm renascimento neste hospital, com a recuperação e a cura dos pacientes. Que possamos refletir e pensar sempre no próximo, levando amor e esperança”, completa.

A diarista Andréia da Silva, está com a filha Manuela Ribeiro, 2 anos, internada na Unidade de Terapia Intensiva – UTI do HMC. Ela veio do município de Confresa buscar atendimento, após a filha apresentar situação de pneumonia. “Este hospital oferece ótimo atendimento, não tenho do que reclamar. Todos gostam da minha filha. Não imaginava que aqui teria comemoração de Páscoa, aqui o tratamento é diferenciado, é uma maravilha”, diz.

A mãe do Victor Manuel, 5 anos, Leonice de Brito, está com o filho internado há 3 dias no HMC.  “Ele quebrou o braço, e graças a Deus e ao ótimo atendimento ele já fez a cirurgia e receberá alta ainda hoje. Nós gostamos da iniciativa, pois têm crianças que estão aqui há muito tempo, e nem sabe mais o que é chocolate, foi tudo muito alegre, só tenho a agradecer”, pontua.

As comemorações alusivas à Páscoa são desenvolvidas pela ala pediátrica, com a colaboração do Núcleo de Gestão de Qualidade Hospitalar – NGQH, Serviço Social e equipe multidisciplinar.  A ação tem o apoio da gestão Emanuel Pinheiro, da diretoria do Hospital Municipal de Cuiabá, do Sindicato dos Agentes de Trânsito e Transporte de Cuiabá – SINATTRAC, Dra. Graziela Cristina Padilha, Dr. Vinicius Gatto, Dra. Adriana Iveth, Dr. Carlos Maciel, Dr. José Roberto Rodrigues, Thayla Beatriz Silva, equipe da CIPE, Colégio Adventista, Jusdewb Queiroz, Dra. Anna Carolina Matos e Alysson Ferreira Gomes.