Início Destaques PF deflagra operação contra garimpo ilegal no interior de MT

PF deflagra operação contra garimpo ilegal no interior de MT

146
0

A Polícia Federal deflagrou, neste sábado (19), a Operação Alfeu V, com o objetivo de desocupar o garimpo ilegal na Terra Indígena Sararé, localizada entre os municípios de Conquista D´Oeste, Nova Lacerda e Vila Bela da Santíssima Trindade, no interior de Mato Grosso.

 

Conforme divulgado pela PF, os policias cercaram a Terra Indígena e bloquearam vias que dão acesso ao local. Mais de 100 agentes públicos atuam na operação, que conta com o apoio de aeronaves e embarcações públicas.

 

A fase 1, iniciada neste sábado, tem como finalidade a busca de maquinários utilizados no garimpo ilegal, bem como a destinação desses equipamentos, se for o caso, para prefeituras da região.

 

A conclusão da operação será com a fase 2, na segunda-feira, com a destruição e inutilização dos maquinários inviáveis da retirada da área do garimpo, informa a PF.

 

A decisão de destruição dos maquinários é da 2ª Vara da Justiça Federal de Cáceres.

 

A operação Alfeu V tem participação da Polícia Rodoviária Federal (PRF), Exército Brasileiro, Fundação Nacional do Índio (Funai), Força Nacional e Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer).

Fonte: Gazeta Digital