Início Cidades Mato Grosso já soma seis municípios que desobrigam uso de máscara; veja...

Mato Grosso já soma seis municípios que desobrigam uso de máscara; veja quais

153
0

Mato Grosso tem seis municípios que já aderiram ao decreto estadual e desobrigaram o uso de máscaras em locais públicos. Até ontem, antes do anúncio oficial do secretário de Estado Gilberto Figueiredo, apenas dois municípios tinham tornado facultativo o uso do material, são eles: Nova Mutum e Sorriso.

Já nesta terça (08.03), mais quatro municípios se posicionaram e liberaram a população de usar a máscara, são eles: Araputanga, Diamantino, Itanhangá e Vila Bela da Santíssima Trindade.

Conforme decreto 23/2022, editado pelo prefeito de Araputanga, Enilson de Araújo Rios, o uso da máscara tornou facultativo devido ao alto índice da população vacinável com o ciclo completo de vacinação contra a Covid-19 no município, bem como, que os dados estatísticos apontam para queda do número de casos em tratamento, e baixíssimo número de internações na cidade em 2022.

“Torna facultativo o uso de máscaras em todo o território do Município de Araputanga/MT, tanto em locais abertos quanto em fechados, podendo tal medida ser revista a qualquer tempo, se necessário. Permanece obrigatório, entretanto, o uso de máscara para pessoas que estiverem com sintomas de síndrome gripal” cita decreto.

Já o prefeito de Diamantino, Manoel Loureiro Neto afirma no decreto 44/2022 que o baixo índice dos casos ativos de Covid-19 no município e o alto índice de vacinação contra o vírus foram responsáveis pela liberação do uso da máscara. Na cidade também permanece a obrigatoriedade do uso de máscara, para aquelas pessoas que possuírem sintomas da doença e estiverem positivados.

Em Itanhangá, o prefeito Edu Laudi Pascoskirelata no que uso de máscara de proteção individual torna-se facultativo para as pessoas de todas as faixas etárias em todo território do município, tanto em locais abertos como em ambientes fechados, permanecendo obrigatório o uso do item nos estabelecimentos de saúde em geral, inclusive farmácias e laboratórios clínicos, bem como, para pessoas contaminadas ou com suspeita de contaminação pela Covid-19, durante o período de transmissão.

O baixo número de índice de contaminação e o alto índice de vacinação contra Covid-19 também levaram o prefeito de Vila Bela da Santíssima Trindade, Jacob Andre Bringsken a tornar facultativo o uso de máscaras na cidade. Contudo, adverte: “Esta medida poderá ser revista a qualquer tempo, caso comitê de enfrentamento ao COVID-19 compreenda necessário, em situações de agravos ou aumento expressivos de casos” e destaca que o uso de máscara permanecerá obrigatório para pessoas que apresentem sintomas gripais ou testem positivos para a doença.

Fonte: Vgn Notícias