Início Cidades Com 68% do estado em alerta de temporal, várias cidades já estão...

Com 68% do estado em alerta de temporal, várias cidades já estão sem energia

174
0
Reprodução
Reprodução

Ao menos 68% dos municípios de Mato Grosso estão em alerta de temporais, de acordo com boletim da Defesa Civil Estadual, divulgado nesta quinta-feira (17). Diante das fortes chuvas, a concessionária Energisa também informou que diversas cidades mato-grossenses estão sem fornecimento de energia.

O boletim da Defesa Civil aponta que 97 municípios das regiões Centro- Sul, Nordeste, Norte e Sudeste estão em alerta laranja, que significa probabilidade para tempestade, com chuvas de 30 a 60 mm por hora, acompanhadas de ventania de 60 a 100 km por hora, conforme dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

 

Ao menos cinco municípios de Mato Grosso, incluindo a capital, também tiveram o fornecimento de energia prejudicado por conta das rajadas e descargas elétricas. Somente Rondonópolis (212 km ao sul de Cuiabá) está com 5 mil imóveis sem luz.
Além da queda de energia, cidades viraram “rios”, por conta dos alagamentos ou então ficaram isoladas, após estradas ficarem sem condições de serem trafegadas.

Confira os alertas:

Rondonópolis e cidades vizinhas
Neste momento a situação é mais crítica no sul, onde um forte temporal afetou o fornecimento de cinco mil imóveis em Rondonópolis. A região já tinha sido impactada ontem. A previsão é de retorno do abastecimento nas próximas horas.

Nova Maringá
Em Nova Maringá equipes estão se descolando neste momento para recolocar postes que foram atingidos pela erosão causada por fortes chuvas. Trechos de estrada viraram rios, criando um grande rastro com até dois metros de profundidade. Para que os reparos sejam feitos, haverá a necessidade de desligamento da rede que atende a cidade e o distrito de Brianorte. A meta é realizar o serviço no menor tempo possível, com conclusão ainda hoje.

Diamantino e Sinop
Em Diamantino, apesar dos estragos gerados pela chuva, apenas 25 unidades consumidoras estão sem energia neste momento. O problema foi gerado por enchentes na região e equipes já estão fazendo o atendimento. Em Sinop, todas as equipes estão em alerta, mas não há ocorrências relevantes. No entanto, nos dois municípios as equipes estão enfrentando atoleiros e trechos ainda alagados, principalmente em zonas rurais, o que aumenta o tempo de resposta dos atendimentos.

Cuiabá
Na capital, um temporal também atingiu agora à tarde, os bairros Jardim Imperial, Recanto dos Pássaros, Tijucal e Jardim Universitário. Cinco mil unidades foram afetadas, mas o serviço já está sendo normalizado.

 

Alerta permanece
De acordo com o serviço de monitoramento contratado pela empresa e que observa dados captados pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), há previsão de tempestades, com risco de ventos, raios e cheias para todas as regiões de Mato Grosso.

A empresa está em alerta e mobilizada para realizar ações de urgência em caso de crise e impactos na rede elétrica.
Também pede o apoio da população neste momento, evitando situações de risco, como o uso de equipamentos elétricos durante a incidência de descargas, que podem gerar sérios acidentes. E em caso de algum dano a rede, nunca chegar perto dos fios, acionando a empresa pelos canais de atendimento.

Fonte: Gazeta Digital

Deixe uma resposta