Início Destaques Em entrega do Dutrinha, Emanuel relembra passagem de Pelé e “era de...

Em entrega do Dutrinha, Emanuel relembra passagem de Pelé e “era de ouro” do futebol cuiabano; fotos

163
0
Wheverton Barros/Gcom-Rondonópolis
Wheverton Barros/Gcom-Rondonópolis

O prefeito Emanuel Pinheiro (MDB) entregou, na noite desta segunda-feira (31), o estádio Eurico Gaspar Dutra, popular ‘Dutrinha’, reformado. Durante seu discurso, o gestor lembrou a “era de ouro” do futebol cuiabano e citou, inclusive, a passagem do “rei do futebol” Pelé pelos gramados do estádio.

Além da reabertura, a data desta segunda-feira marcou o aniversário de 70 anos do estádio. Em comemoração, a Prefeitura instalou três estátuas em frente ao Dutrinha, dos ‘craques’ do passado Bife, Fulepa e Avião. “Em nome desses três grandes clubes do passado que fizeram a história do Dutrinha, escolhemos numa eleição dificílima três grandes craques do passado para eternizar a memória gloriosa do futebol cuiabano e do futebol mato-grossense para a eternidade”, explicou o prefeito.

“Em nome dos inesquecíveis craques do passado, Bife, Fulepa e Avião, queremos que se sintam agraciados e homenageados todos os grandes craques do passado que desfilaram pelos gramados santos do Dutrinha e fizeram e escreveram com letras de ouro a história heroica do futebol cuiabano, a história heroica do futebol mato-grossense. Jamais será um consenso essa homenagem”, completou.

Pinheiro ainda relembrou um pouco da história do estádio, e citou que foi um compromisso do único presidente mato-grossense, o general Eurico Gaspar Dutra. “Cuiabano, general, guerreiro, ex-ministro, ao entregar, ao liderar e entregar o Maracanã ao Brasil em 1950 para a grandiosa Copa do Mundo, não quis deixar o governo sem que a sua capital com 30, 35 mil habitantes [na época] não tivesse um estádio de futebol com a capacidade para dez mil torcedores, o que correspondia na época a quase 30% de toda a população de Cuiabá”, contou.

A inauguração do Dutrinha foi em 1952. Um ano depois, Pelé jogava em seu gramado. Outros grandes jogadores do país também passaram pelo local. “Grandes craques do Brasil também desfilaram pelo Dutrinha. Zico, Rivelino, Tostão, Garrincha, e grandes outros craques, e inclusive o glorioso Rei Pelé. No dia oito de maio de 1965, o ano em que eu nasci, o rei do futebol comandou o ataque fulminante do Santos contra o Dom Bosco ganhando de seis a dois naquele memorável oito de maio de 1965”.

Por fim, o prefeito lamentou o imbróglio jurídico que envolveu o Dutrinha nos últimos anos e agradeceu os envolvidos em sua reabertura. Ainda citou a importância do estádio quando o “Verdão” foi fechado e a Arena Pantanal ainda estava em construção.

“Com esse misto de orgulho de ser cuiabano, orgulho e honra de ser um prefeito da terra que eu nasci nos trezentos anos de Cuiabá e nos setenta anos do templo do vosso futebol é que eu recebo calorosamente a todos com uma grande boas vindas e para que possamos cada um de nós nos deleitar não apenas no templo do futebol cuiabano, mas aquilo que representa a alma, o estado de espírito da cuiabanania, o nosso grande patrimônio cuiabano estádio Eurico Gaspar Dutra, regular Dutrinha”.

Fonte: Olhar Direto

Deixe uma resposta