Início Cidades Mato-grossense passa em primeiro lugar na faculdade mais difícil do país

Mato-grossense passa em primeiro lugar na faculdade mais difícil do país

157
0
Arquivo pessoal
Arquivo pessoal

Foi por meio de uma bolsa de estudos que o estudante Matheus Spontam decidiu percorrer 2,6 mil km em busca de seu sonho. Do município de Colíder (650 km ao norte de Cuiabá), o jovem se mudou para Fortaleza, no Ceará, para estudar. Dois anos depois, alcançou o melhor resultado possível: passou em primeiro lugar no vestibular do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA).

Já no 9º Ano do Ensino Fundamental, Matheus descobriu que queria prestar o vestibular mais difícil do país. Ele havia sido premiado com a medalha de ouro nas Olimpíadas Brasileiras de Física e Matemática.

“Certo dia, pesquisei com meus pais a faculdade de engenharia que era a mais difícil e a melhor do país, e então encontrei o ITA. Após pesquisar sobre como é o ITA, a comunidade de alunos e as oportunidades, já ali era criado um sonho meu”, disse.

Em seguida, recebeu uma bolsa de estudos de um colégio particular em Fortaleza, que é referência em aprovações no ITA. Porém, precisou convencer seus pais a sair do pequeno município mato-grossense para uma capital com 2,687 milhões de habitantes.

“Como Fortaleza era muito longe de Colíder, meus pais ficaram receosos de me liberar para lá, só deixando eu ir mesmo apenas em 2020, para cursar o 2°ano do ensino médio, voltado para o ITA”, conta.

Após convencer os pais, começou a maratona de estudos. “Foi importante gostar do processo e do aprender, além de ter uma rotina de estudos”, detalha.

Dois anos depois, ele recebeu a ligação mais esperada: havia sido aprovado no ITA.

“Foi de muita alegria, pulei com meus pais, minha irmã, minha namorada. Uma sensação de dever cumprido e de recompensa pelos estudos. Um sonho realizado”, recorda.

Fonte: Gazeta Digital

Deixe uma resposta