Início Notícias PF fecha garimpo em Parque Nacional de MT e prende três; fazendeiro...

PF fecha garimpo em Parque Nacional de MT e prende três; fazendeiro alugava terras

5
0

A Polícia Federal, em ação conjunta com o IBAMA e ICMBIO, deflagrou nesta quinta-feira (08), a Operação Kidemónes Gaya, tendo como objetivo a repressão de garimpos e desmatamentos ilegais nas imediações do Parque Nacional do Juruena (PARNA JURUENA), na região de Nova Bandeirantes/MT.

Policiais Federais cumpriram um mandado de busca e apreensão expedido pela Justiça Federal de Sinop, e com o auxílio do IBAMA e ICMBIO realizaram ações de fiscalização em diversos pontos nos garimpos do Novo Astro e do Juruena.

De acordo com as investigações um fazendeiro da região é suspeito de estimular o garimpo ilegal em suas terras, e com a cobrança de arrendamento, financiar a abertura de novas pastagens em meio a áreas de floresta por meio de desmatamentos ilegais.

Segundo levantamentos preliminares por imagens de satélite do Projeto BRASIL M.A.I.S. esse esquema alavancou a derrubada de mais de 4.000 hectares de florestas nativas nos últimos 4 anos, podendo chegar a mais de 6.000 hectares, conforme resultados dos exames periciais que ainda serão concluídos nesta investigação.

As ações de fiscalização realizadas simultaneamente lograram êxito em cessar danos provocados pelo garimpo ilegal em diversos cursos de água tanto nos garimpos do Novo Astro e Juruena como no interior do PARNA.

Assessoria PF

Deixe uma resposta