Início Destaques Cuiabá abre vacinação contra a covid para cuiabanos de 59 anos

Cuiabá abre vacinação contra a covid para cuiabanos de 59 anos

209
0

Cuiabá vai retomar a ampliação da vacinação da covid-19 para os cuiabanos sem comorbidades na próxima semana. O prefeito Emanuel Pinheiro (MDB) confirmou à imprensa, nesta quinta-feira (27), que o agendamento das pessoas na faixa etária de 59 anos será liberado já nesta sexta-feira (28).

Além da chegada de mais doses de vacinas e o encerro da 2ª dose dos profissionais da saúde, a secretária de Saúde da Capital, Ozenira Félix, informou que finalizam nesta quinta-feira a aplicação da 1ª dose do último grupo das comorbidades. O que vai possibilitar ao município o retorno da vacinação do grupo sem comodidade.

A secretária informou que à medida com que forem chegando mais doses, a Saúde vai avançar a vacinação dos cuiabanos descendo a faixa etária. Assim, os próximos a serem vacinados serão os de 59 anos, que o cadastro já foi autorizado, e depois a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) vai liberando de acordo com a chegada dos imunizantes.

O último grupo cadastrado para a vacinação em Cuiabá, que foi liberado em meados de abril, foi o de pessoas de 60 a 64 anos sem comorbidades. Neste mês de maio, a SMS liberou somente o agendamento do público com comorbidade.  Conforme Ozenira, foi baixa a procura deste grupo. O município chegou até a vacinação de cuiabanos com comorbidades na faixa etária dos 18 anos.

“Não sei se foi a dificuldade de comprovar a comorbidade ou se já vacinaram, porque, geralmente, a comorbidade está ligada à idade também”, comentou a secretária. Ela disse que pelos números do Ministério da Saúde o município tinha expectativa de imunizar mais de 30 mil pessoas com comorbidades, mas a procura foi baixa.

Imagem: Luiz Alves

Deixe uma resposta