Início Destaques Prefeitura de Leverger amplia atendimentos do Programa Criança Feliz

Prefeitura de Leverger amplia atendimentos do Programa Criança Feliz

248
0

A Prefeitura de Santo Antônio de Leverger através da Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS) ampliou os atendimentos do Programa Criança Feliz-PCF, aos moradores dos distritos de Agrovila das Palmeiras e Mimoso.

“A prefeita Franciele Magalhães e a vice Giseli Ribeiro desde o princípio incentivaram a ampliação da prestação de serviços na zona rural de Leverger”.

Os serviços prestados pelo Programa, que tiveram início em 2017, conseguiram atingir a meta de atendimento de 100 indivíduos, até o último ano de 2020, foram registrados o dobro de participantes, passando para 200.

De acordo com informações da prefeita Francieli Magalhães, neste ano de 2021, a expectativa é de que a ampliação da prestação de serviços, incluam mais 60 participantes, que serão atendidos na zona rural.

“Sendo 30 participantes da região de Agrovila, e mais 30 participantes, em Mimoso. Totalizando 260 participantes do PCF no município”.


Francieli que é natural da região rural, sabe das necessidades das crianças, como também, das mães, que necessitam do auxílio do poder público, desta forma, é uma das principais incentivadoras da ampliação das prestações de serviços.

O Programa Criança Feliz que é ligado a SMAS, atende as famílias contempladas, com acompanhamento de profissionais capacitados, que fazem visitas periodicamente, para orientar acerca da melhor maneira de estimular o desenvolvimento infantil.

“Para participar, das famílias precisam atender determinados critérios”.

O Programa é direcionado às famílias inscritas no Cadastro Único do município, com crianças de 0 a 3 anos, ou gestantes, e para aquelas que possuem filhos entre 0 e 6 anos, que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC).

De acordo com a supervisora do PCF, Thaysa Brandão, os visitadores atuam no estimulo aos vínculos familiares entre crianças e cuidadores, através de atividades e brincadeiras, que promovem o desenvolvimento nas quatro dimensões:

Socioafetivo
Linguagem
Cognitivo
Motricidade das crianças.

“Especialistas apontam que Programa tem trazido impacto em curto e longo prazo, na vida dessas famílias”.

Para a secretária de Assistência Social de Leverger, Tayane Castro, o programa proporciona uma maior possibilidade de encaminhamentos, para as redes de cuidados em torno da criança, uma vez que a equipe do programa, realiza encaminhamentos dos participantes, através do CRAS, caso haja a necessidade, para áreas como saúde, educação, habitação, redes de proteção em geral, proporcionando uma melhor qualidade de vida.

“Muitas famílias que deixam de ter o perfil, completando a faixa etária superior para participar do Criança Feliz, passam a participar de outros grupos da Assistência Social, como o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos-SCFV e a família ao Serviço de Proteção e Atendimento Integral a Família-PAIF”, declarou Thayane.

Thayane ainda explicou que a criança continua sendo acompanhada de perto, em outras fases da vida.