Início Notícias Servidores do Estado podem retirar certidão de casamento ou nascimento pela internet

Servidores do Estado podem retirar certidão de casamento ou nascimento pela internet

275
0

A certidão cartorária de casamento ou nascimento pode ser retirada pela internet, sem que o aposentado ou pensionista precise ir pessoalmente ao cartório. O documento atualizado, emitido nos últimos seis meses, é uma exigência do censo previdenciário que está sendo realizado para os aposentados e pensionistas do MT Prev.

É necessário que o documento seja emitido nos últimos seis meses para que represente o estado civil atual do aposentado e pensionista.

Pelo site oficial do Registro Civil (www.registrocivil.org.br) é possível que seja emitido o documento digital de qualquer cartório do Brasil. Também é possível fazer a emissão da certidão pelo site oficial da Associação dos Notários e Registradores (https://app.anoregmt.org.br).

Em caso de certidão digital, o prazo de envio ao solicitante varia de acordo com o cartório, mas o sistema prevê entre o processamento e a finalização do pedido, o prazo de 7 a 10 dias corridos. O acompanhamento do pedido é feito no sistema em ambas as plataformas.

Mesmo a certidão digital deve ser impressa para ser apresentada no censo previdenciário do MT Prev. Apenas a certidão digital custa R$ 19,90, de acordo com a tabela de emolumentos nacional.