Início Cotidiano Pacientes da Capital e Várzea Grande ocupam 80% dos leitos

Pacientes da Capital e Várzea Grande ocupam 80% dos leitos

369
0

Oitenta por cento dos pacientes em tratamento contra o novo coronavírus, que estão nas UTIs dos hospitais municipais de Cuiabá e Várzea Grande, são moradores das duas cidades.

A informação consta no banco de dados do IndicaSUS, do qual o MidiaNews teve acesso com exclusividade.

De acordo com os dados, 92 leitos de UTIS estão ocupados nos hospitais municipais de Cuiabá (São Benedito, Hospital Municipal de Cuiabá e antigo Pronto Socorro) e Várzea Grande (UPA do Cristo Rei e Hospital e Pronto Socorro).

Desse total, 74 pacientes são moradores das duas cidades e apenas 18 são residentes de outras localidades, o que comprova que a informação divulgada pelo prefeito da Capital Emanuel Pinheiro é errada.

Já quando comparado os números de pacientes internados nas unidades de saúde do Estado e do Governo Federal localizadas nas duas cidades, a realidade não é diferente.

São 73 leitos ocupados nas unidades hospitalares do Estado (Hospitais Estaduais Santa Casa e o Metropolitano) e federal (Hospital Universitário Júlio Muller). Destes, 49 pacientes são moradores dos municípios de Cuiabá e Várzea Grande e 24 pacientes das cidades do interior. Ou seja, 67% dos leitos de UTIs ocupados nos hospitais do Governo do Estado somado ao Júlio Muller são com pacientes que vivem nessas duas cidades.

Os leitos de UTIs, de acordo com as normativas do Ministério da Saúde, não pertencem ao município, eles pertencem ao Sistema Único de Saúde porque são pagos pelo Governo Federal e pelo Governo do Estado.

Confira as tabelas abaixo.

Leitos de UTI exclusivos COVID-19 ocupadosMoradores de Cuiabá e Várzea GrandeMoradores do Interior
Hosp Metropolitano, Hosp Estadual Santa Casa e Hosp Júlio Muller63%37%
Pronto Socorro de Cuiabá, Hospital São Benedito, Novo Hospital Municipal de Cuiabá, Pronto Socorro de Várzea Grande e UPA do Cristo Rei80%20%

 

Deixe uma resposta