Início Destaques Abílio ironiza críticas sobre contrato com clínica de apoiador; ‘Devia ter contratado...

Abílio ironiza críticas sobre contrato com clínica de apoiador; ‘Devia ter contratado um petista’

7
0

Powered by WP Bannerize

Fonte: Gazeta Digital, créditos da imagem: Fred Moraes/ GD

O prefeito de Cuiabá, Abílio Brunini (PL), reagiu com ironia às críticas sobre o pagamento de R$ 600 mil à clínica veterinária de um empresário que apoiou sua campanha eleitoral. Em entrevista, ele disse que a contratação foi técnica e emergencial.

À imprensa, Abilio explicou que a medida foi necessária porque a antiga gestão não deixou contrato vigente para o atendimento de animais em situação de vulnerabilidade, atropelados ou doentes. Além disso, a clínica teria sido uma das poucas disponíveis para atender o município naquele momento.

“Foi pago R$ 600 mil para a empresa veterinária de um cara que fez campanha para o prefeito Abílio. Eu devia ter contratado um petista, que, de repente, não teriam estes problemas. No município de Cuiabá, desde o começo da nossa gestão, há manifestações constantes de pessoas em questão dos animais em condição de vulnerabilidade. Entre os lugares que se dispuseram a atender, estava a Clínica Mato Grosso, conceituada, atende muitos protetores e uma demanda enorme. Nós fazemos uma escolha criteriosa, tudo passa pela Procuradoria e Controladoria para não ter sobrepreço ou irregularidade”, rebateu o prefeito.

Os 3 pagamentos, sem licitação e contrato formal, foram autorizados pelo secretário de Governo, Ananias Filho, em outubro, para quitar serviços realizados em julho pela Clínica Mato Grosso. A empresa é de propriedade de Anderson Nogueira, que declarou apoio público a Abílio e à criação da Secretaria de Bem-Estar Animal.

Em contrapartida, o prefeito anunciou que a gestão irá lançar um credenciamento público para que outras clínicas, hospitais e ONGs possam prestar o mesmo serviço.

“Estamos lançando um credenciamento para que toda clínica, hospital e ONG que puder atender se cadastre. E nisso a gente está lançando uma tabela, não existe tabela SUS de animais, mas é como se fosse uma ‘tabela SUS veterinária’. Assim, todo mundo saberá quanto o município vai pagar por cada procedimento”, afirma.

Apesar do novo modelo, Abílio admitiu que os pagamentos indenizatórios continuarão existindo em casos emergenciais. “Ainda vai continuar existindo pagamento indenizatório? Vai, claro que vai. Porque existem coisas que você não conseguimos prever num processo como esse.”

O prefeito também destacou que todos os documentos relacionados aos pagamentos já foram encaminhados aos órgãos de controle e que a prefeitura vai abrir um espaço no Portal da Transparência para a população acompanhar os gastos.

“Todos os dados desse serviço de bem-estar animal já foram encaminhados para o Ministério Público e para o Tribunal de Contas. Estamos preparando um espaço dentro do Portal da Transparência chamado ‘Fato ou Fake’, onde qualquer cidadão poderá ver quanto foi pago, quanto ainda falta e como os valores foram aplicados. Nós não temos nada a esconder”, finaliza.

Powered by WP Bannerize