Fonte: Gazeta Digital, créditos da imagem: Reprodução
Homem de 29 anos, morador de Cuiabá, foi preso na manhã desta quinta-feira (6), durante a Operação Cyber Guard, deflagrada pela Polícia Civil de Mato Grosso e do Rio Grande do Norte (RN). Ele é apontado como autor de extorsão cibernética, ameaçando divulgar fotos íntimas de uma mulher, que perdeu R$ 460 mil para o criminoso.
Conforme as investigações do órgão, além da prisão, os policiais cumprem 3 ordens de busca e apreensão. Há ainda o bloqueio de bens no valor de R$ 460 mil.
O preso, que não teve a identidade confirmada, vai ser encaminhado para o sistema prisional do Rio Grande do Norte, onde fica à disposição da Justiça.
A investigação é da pela Delegacia Especializada em Furtos e Roubos (Defur) de Caicó (RN) e o cumprimento das ordens judiciais é realizado com apoio da Delegacia Especializada de Repressão a Crimes Informáticos (DRCI) de Mato Grosso.
Extorsão
A vítima, que é moradora de Caicó (RN), procurou a Defur em fevereiro de 2024 para relatar que vinha sendo vítima de extorsão virtual por um homem até então desconhecido.
Segundo ela, o investigado vinha exigindo valores em dinheiro mediante ameaças de exposição de conteúdo íntimo em redes sociais e veículos de imprensa, o que resultou em um prejuízo aproximado de meio milhão de reais.
As condutas do suspeito se inserem, inicialmente, no contexto de um golpe conhecido como “Golpe do Nudes”, modalidade criminosa em que indivíduos que se passam por homens ou mulheres jovens, estabelecem contato com a vítima por meio de redes sociais ou aplicativos de mensagens.
Após conquistarem a confiança da vítima, iniciam conversas de teor íntimo e troca de imagens de nudez, que posteriormente são utilizadas para chantagem e exigência de valores em dinheiro, sob ameaça de divulgação do material íntimo.
Cyber Guard
O nome da operação faz referência à atuação protetiva da Polícia Civil no espaço digital, simbolizando o papel da instituição como “guardiã” da sociedade contra crimes cibernéticos que violam a privacidade e a integridade das pessoas. (Com assessoria)






