O “Caximbocó” surgiu inicialmente na rádio sob a direção do jornalista Igor Taques, quando a emissora estava sendo administrada pela viúva e o filho menor do empresário Sávio Brandão. O programa tinha como âncoras Edson Guilherme, Batatinha Fashion, Marcos Schimitz e o próprio João Oliveira. Na época, sua audiência chegou a superar a do programa “Pânico”, da Jovem Pan São Paulo, no mesmo horário.
O podcast “Caximbocó” completará 30 dias no ar e já figura entre os mais assistidos do estado de Mato Grosso. A produção, comandada pelo jornalista João Oliveira, revive o espírito irreverente e combativo do programa homônimo que fez história na extinta Rádio Cidade 94.3 FM. Com uma linguagem direta e recheado de conteúdo político, polêmico e de entretenimento, o novo formato digital resgata o bom humor e o jornalismo raiz que marcaram gerações.
Após cerca de cinco anos no ar, o programa chegou ao fim, mas deixou saudade. Diante da ausência de um conteúdo semelhante no cenário local, João Oliveira decidiu reeditá-lo no formato podcast, adaptando-o às novas ferramentas digitais, como redes sociais e plataformas de streaming. A proposta vem dando certo e conquistando novos públicos.
Entre os convidados que já passaram pela nova fase do “Caximbocó” estão o empresário Elson Ramos, o publicitário Cláudio Cordeiro, o músico Roberto Lucialdo autor da música que inspirou o nome do podcast e o deputado estadual e ex-governador Júlio Campos, que relembrou sua trajetória política e pessoal em uma entrevista descontraída e reveladora.
João Oliveira, surpreendido pela repercussão positiva, afirma que a missão agora é manter a essência do antigo programa com uma roupagem atual. O projeto, que resgata a memória afetiva da “cuiabania” e se alinha às tendências contemporâneas de comunicação, promete se consolidar como uma das principais vozes independentes da mídia mato-grossense.