Início Destaques Moretti cita preocupação com queda de arrecadação em VG

Moretti cita preocupação com queda de arrecadação em VG

9
0

Powered by WP Bannerize

Fonte: Gazeta Digital, créditos da imagem: Allan Mesquita

A prefeita de Várzea Grande, Flávia Moretti (PL), manifestou preocupação com os impactos econômicos da nova taxação imposta pelos Estados Unidos contra produtos brasileiros, que passa a valer nesta sexta-feira (1º). A medida, anunciada pelo presidente norte-americano Donald Trump, estabelece uma tarifa de 50% e já começou a afetar diretamente a economia local, com reflexos na arrecadação do município.

A Marfrig, uma das maiores produtoras de carne do mundo e com unidade instalada em Várzea Grande, decidiu suspender temporariamente a produção destinada ao mercado americano. A paralisação foi comunicada ao Ministério da Agricultura e, segundo a empresa, ocorreu por “motivos comerciais”. No entanto, analistas apontam que a decisão está diretamente relacionada à tensão política entre os dois países.

Durante visita à nova sede da Câmara Municipal de Várzea Grande nesta quinta-feira (31), Flávia Moretti destacou que os frigoríficos são os principais motores da arrecadação municipal e que a suspensão das exportações pode provocar um duro golpe fiscal em Várzea Grande.

“Os frigoríficos são o que mais arrecadam ICMS. Nós somos a segunda maior arrecadadora de ICMS do Estado de Mato Grosso por conta dos frigoríficos no nosso município. Então, com certeza nós vamos perder com essa taxação e com o fechamento, que hoje eu fiquei sabendo da Marfrig. Nós vamos ter uma diminuição e isso vai alterar muito a nossa arrecadação do município”, lamentou.

A unidade da Marfrig em Várzea Grande é estratégica para a empresa: com capacidade para abater 2.000 cabeças de gado por dia e produzir até 70 mil toneladas de alimentos ao ano, a planta exporta para 22 países, entre eles Estados Unidos e China. Desde sua aquisição da BRF em 2019, o complexo é um dos pilares industriais do município.

A prefeita afirmou que ainda não foi feito um cálculo oficial do impacto, mas que já determinou à equipe técnica que inicie um levantamento. “Não fiz o impacto fiscal ainda. Recebemos a notícia pela imprensa também. Então, a fazendária deve fazer um levantamento de impacto fiscal. Mas fiquei muito preocupada, soltei para a equipe de auditores fiscais para fazer esse levantamento”, acrescentou.

Trump justificou a retaliação com base em supostas censuras a redes sociais nos EUA e perseguição ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) no Brasil, chamando o julgamento no STF de “caça às bruxas”. Diante do resultado da decisão, a gestora destacou ainda que a possível perda de receita afeta investimentos programados pela prefeitura, como a implantação de uma nova Unidade Básica de Saúde (UBS).

“Nós temos um problema sério com a UBS, que logo começa a implantação. Então a gente tem que ter muito zelo. Pedi para a Secretaria da Fazenda fazer esse levantamento para ver onde vamos atacar para que haja compensação”, completou.

Powered by WP Bannerize