Fonte: Gazeta Digital, créditos da imagem: Reprodução
A empresária cuiabana Marina Cândia Figueiredo, primeira-dama de Maceió (AL), é apontada como uma das favoritas para vencer as eleições deste ano para o Senado por Alagoas. Ela já aparece na frente em pesquisas ultrapassando o senador Renan Calheiros (MDB-AL) e o deputado federal Arthur Lira (PP-AL).
A esposa do prefeito João Henrique Caldas (PL), mais conhecido como JHC, vem se destacando com participações em eventos ao lado do marido e com forte engajamento nas redes sociais, onde reúne 438 mil seguidores no Instagram, mais que Lira (326 mil) e Renan (331 mil).
Segundo o portal UOL, o nome de Maria Cândia tem ganhado força nos bastidores da política alagoana, sendo citada como a “novidade” da política local. Outro fator que tem ajudado a alavancar a cuiabana é o fato de uma das vagas ao Senado, em disputa, pertence à mãe de JHC, Eudócia Caldas (PL).
Ela era primeira suplente e assumiu a vaga após a renúncia, em 2024, do então senador e hoje vice-prefeito de Maceió, Rodrigo Cunha (Podemos). Confirmado sua candidatura e vitória, a família manteria o cargo.
Ao UOL, a primeira-dama confirmou que avalia uma possível candidatura. “É um assunto que precisa ser discutido com JHC e com o grupo político do qual ele faz parte. Mas ele sempre apoiou meus projetos e minhas escolhas e não será diferente agora, se eu decidir pela candidatura”, afirmou.
Caso Maria Cândia concorra e ganhe o pleito em Alagoas, Mato Grosso poderá ter até mulheres no Senado Federal a partir de 2027. Isso porque, a deputada Janaina Riva (MDB) é uma das favoritas para vencer a disputa ao Senado.
Marina Candia é formada em direito e administração e nunca disputou cargo eletivo. Ela é cuiabana e neta do ex-vice-governador de Mato Grosso José Monteiro de Figueiredo (1971 a 1975), conhecido como “doutor Zelito”.






