Fonte: Gazeta Digital, créditos da imagem: Reprodução
O produtor rural Eraí Maggi utilizou seu espaço em reunião do Conselho de Desenvolvimento Econômico Social Sustentável (CNDES), nesta sexta-feira (5), para destacar a evolução e a potência do agronegócio brasileiro, ao mesmo tempo, em que pressionou por investimentos estratégicos em infraestrutura e sustentabilidade. Ele citou liberações para avanço de ferrovia em Mato Grosso, mas cobrou empenho do governo federal para autorizar a obra da Ferrogrão, que sanaria o gargalo que é o escoamento da produção para produtores do nortão de Mato Grosso. Além de otimizar o transporte, os trilhos reduziriam impacto ao meio ambiente.
Ao lado do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o empresário destacou que o agro hoje “está bem” e consolidou-se não apenas por sorte ou esforço, mas pela união de planejamento estratégico e políticas que abrangem diferentes portes de produção.
Maggi enfatizou o modelo inclusivo do setor, ressaltando que o Brasil comporta produtores de todos os tamanhos, do grande exportador ao pequeno e médio agricultor.
“Eu vim de um sítio que minha mãe ficou doente e ficamos nós, o meu pai foi tratar e nós ficamos seis meses e lá. Nós tínhamos uma mão, uma leitoa, alguma coisa no sítio para trabalhar, como tem hoje as reformas e os pequenos produtores que são tão bem cuidados, porque aqui cabe as duas produções, o grande, o médio e o pequeno. Se tivesse o quarto, caberia também”, declarou.
Ele também elogiou as atuais iniciativas de financiamento aos produtores, que ajudam a fomentar o setor.
Infraestrutura e biocombustíveis
A principal cobrança de Eraí Maggi, em meio ao discurso carregado de elogios, foi sobre logística e a sustentabilidade. O produtor pediu a liberação de mais ferrovias para as regiões distantes dos portos, citando o impacto ambiental da medida.
“Na questão infraestrutura, nós não temos mais essas filas braba aí nos portos, não. Saiu Cuiabá Santarém. Marina Silva liberou, liberou a licença para sair a Cuiabá Santarém. Agora estão precisando da Ferrogrão lá. Presidente Lula vai correr atrás que daí diminui a emissão de queima de petróleo”, cobrou o empresário, defendendo a Ferrogrão.
Além disso, Maggi ressaltou que o Brasil deve investir em biocombustíveis, como os derivados do milho, para que o próprio agro se torne a solução energética do país.
“Então nossa fonte energética é com o agro que resolve este problema também… Eu acredito que o presidente Lula tem uma vida longa aí e toda a sua equipe para nós continuar e fazermos”, concluiu.
Ferrovias
Atualmente, a Ferrovia Estadual Vicente Vuolo está em construção (ligando Rondonópolis a Lucas do Rio Verde). Já o projeto da Ferrogrão, idealizado na gestão de Michel Temer, segue paralisado devido a entraves em licenças ambientais.






