Início Destaques Com prazo de 15 dias, MP cobra da Prefeitura de Várzea Grande...

Com prazo de 15 dias, MP cobra da Prefeitura de Várzea Grande nova licitação do transporte público

4
0

Powered by WP Bannerize

Fonte: Gazeta Digital, créditos da imagem: JOãO VIEIRA

O Ministério Público do Estado de Mato Grosso (MPMT), instaurou um inquérito civil, para cobrar da Prefeitura de Várzea Grande a elaboração de uma nova licitação pública ao serviço de transporte coletivo. Desde 2002, quem operacional o coletivo municipal e intermunicipal na cidade é a União Transporte, que vem sendo alvo de críticas de usuários por atrasos recorrentes, frotas precárias e reduzidas.

Consta na portaria conduzida pela 6ª Promotoria de Justiça Cível, assinada pelos promotores Carlos Henrique Richter e Taiana Castrillon Dionello, que em até 15 dias a Procuradoria Geral do Município deverá emitir informações detalhadas sobre a existência de estudos para a elaboração de um novo projeto básico de transporte público, além de um relatório sobre os trâmites do processo licitatório.

A medida busca assegurar a continuidade e a legalidade da prestação do serviço antes do vencimento do contrato atual, previsto para 29 de abril de 2026.

Na decisão, os promotores ainda pontuaram que o Ministério Público recebeu denúncias e inquéritos anteriores, incluindo uma análise da qualidade do serviço de transporte coletivo e outra sobre o próprio processo licitatório.

O inquérito tem como objetivo principal compelir a administração municipal a agir de forma “tempestiva”, ou seja, no momento certo, para implementar uma nova licitação. A urgência se justifica porque a concessão atual, que teve início em 2002, já foi prorrogada duas vezes, em 2010 e 2018, com a validade final estabelecida para abril de 2026.

O documento ainda ressalta que a violação das regras de um processo licitatório pode, em tese, configurar ato de improbidade administrativa e causar dano ao erário.

Powered by WP Bannerize