Fonte: Gazeta Digital, créditos da imagem: Assessoria
O presidente nacional do MDB, Baleia Rossi, avaliou que a deputada Janaina Riva, presidente do partido em Mato Grosso, caminha para sua “fase de ouro”. Há uma década na carreira política, ela ampliou o leque de possibilidades para as eleições do ano que vem.
Mesmo com o grupo ensaiando a pré-candidatura da deputada ao Senado, Baleia pontuou que a correligionária já está apta até mesmo disputar governo. Algo que até então era visto como um plano para futuro distante.
“Janaina vem com juventude, vem com conhecimento, com garra, com a sensibilidade da mulher, mas, sobretudo, com um grande amor pelo povo do Mato Grosso. Ela é muito admirada, as pessoas querem mudança, renovação, um novo ar na administração pública e ela teria todas as condições também de disputar o governo do Estado. Nós estamos em uma perspectiva de construção de pré-candidatura ao Senado”, disse o presidente.
Quanto ao mandato de Janaina como presidente no diretório estadual, Baleia disse que o MDB de Mato Grosso está tentando rejuvenescer sua imagem e se reposicionar no cenário político. Para ele, a emedebista será ponte entre tradição de renovação. Ele agradeceu os 35 anos de trabalho com Carlos Bezerra na presidência.
“Tenho certeza que essa transição ao lado dos nossos deputados vai ser, se Deus quiser, muito tranquila e positiva. É um momento histórico. Momento que o partido completa 60 anos de atividade e aqui em Mato Grosso. O MDB sempre teve muita força. Já governou o Estado, já teve senador, sempre teve deputado federal, deputado estadual, prefeitos, vice-prefeitos, vereadores, mas hoje, a gente tá renovando o partido, a gente tá oxigenando o partido, a gente tá dando uma nova esperança de crescimento ao partido de maneira pacífica. O Bezerra tem uma história de vida que é o exemplo para todos nós. De luta, de sabedoria, de trabalho, de entrega. Ele entregou a vida dele inteira para o povo do Mato Grosso”, finalizou o presidente nacional.
Janaina foi eleita presidente em convenção estadual realizada na quinta-feira (21), em Cuiabá. Pela primeira vez, a sigla terá à frente de sua executiva estadual uma mulher. A deputada estadual é consenso que reúne deputados, prefeitos, vereadores e lideranças tradicionais do partido.
A transição também simboliza o fim de um ciclo. O ex-deputado federal Carlos Bezerra, fundador e principal referência emedebista no estado, deixa a presidência após 3 décadas de comando.
Composição da executiva
Além de Janaina Riva na presidência, a nova executiva estadual tem como 1º vice-presidente o deputado estadual Thiago Silva, seguido pelo também deputado estadual de Cuiabá Juca do Guaraná, no cargo de 2º vice, e pela ex-deputada federal Teté Bezerra, que assume como 3ª vice-presidente.
Na secretaria-geral, foi eleito o deputado federal Juarez Costa, tendo como adjunto o deputado estadual Dr. João José. A tesouraria ficará sob responsabilidade do ex-prefeito de Canarana, Fábio Farias, com o prefeito de Rondolândia, José Guedes, como tesoureiro-adjunto.