Início Destaques Festival de Inverno movimenta Chapada dos Guimarães com programação gratuita

Festival de Inverno movimenta Chapada dos Guimarães com programação gratuita

24
0

Powered by WP Bannerize

A partir desta sexta-feira (25), Chapada dos Guimarães (MT) se transforma em um polo cultural com o início do tradicional Festival de Inverno. Considerado o maior evento do gênero no Centro-Oeste, o festival oferece uma extensa programação gratuita com shows musicais, oficinas, feiras, cinema, exposições e outras manifestações artísticas. O evento conta com o patrocínio do Governo de Mato Grosso, por meio da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel), e será realizado até o dia 3 de agosto.
Distribuído por diversos palcos e espaços culturais da cidade, o festival contempla apresentações de artistas nacionais e regionais, de diferentes estilos musicais, como pagode, sertanejo, rock, pop, forró, lambadão e rasqueado. Os grandes shows acontecem na Praça do Festival, palco principal do evento, e incluem nomes como Sorriso Maroto, Thiaguinho, Roupa Nova, Raimundos, Detonautas, Lauana Prado, Banda Eva, Jads e Jadson, além de João Neto e Frederico. Artistas locais como Lorena Ly, Ana Rafaela e Paulo Monarco também têm espaço garantido na programação.
De acordo com o prefeito de Chapada dos Guimarães, Osmar Froner de Mello, o sucesso do festival só é possível graças ao investimento do Governo do Estado. “Com esse apoio conseguimos continuar oferecendo a programação para toda a população, com acesso gratuito. É um evento que exige um alto orçamento, mas também alavanca outros setores da economia, como gastronomia, hotelaria, geração de pequenos empregos e até a construção civil”, explicou.
Ainda segundo o gestor municipal, ações estruturais recentes, como a reforma da Praça Dom Wunibaldo e a construção da Rua Coberta, são reflexo da visão estratégica do governo estadual em impulsionar o turismo. “São obras que agregam valor ao acolhimento do visitante. O Festival de Inverno fortalece o turismo regional e também serve como vitrine para o potencial cultural de Mato Grosso”, destacou Froner.
A expectativa é que o festival atraia cerca de 250 mil visitantes ao longo de sua realização. A cidade já se prepara para o aumento na demanda por hospedagem, alimentação e serviços, o que deve aquecer significativamente a economia local. Segundo comerciantes da região, a movimentação já é sentida desde o início da semana, com aumento de reservas em pousadas e restaurantes.
Mais do que entretenimento, o Festival de Inverno de Chapada dos Guimarães se consolida como um motor de desenvolvimento econômico e cultural. Ao unir arte, lazer e fomento ao turismo, o evento demonstra como políticas públicas bem direcionadas podem transformar o cenário de uma cidade e integrar diferentes setores em prol do progresso regional.

Powered by WP Bannerize

Deixe uma resposta