Início Cidades VG aplica 4ª dose da vacina contra Covid para maiores de 40...

VG aplica 4ª dose da vacina contra Covid para maiores de 40 anos a partir de amanhã

142
0

O prefeito de Várzea Grande, Kalil Baracat, anunciou, em comum acordo com o secretário de Saúde, Gonçalo Barros, que inicia nesta terça-feira (21.06) aplicação da 2ª dose de reforço da vacina contra a covid-19 para pessoas acima de 40 anos que foram imunizadas com Coronavac, Pfizer e AstraZeneca. Nesta segunda-feira (20.06) o Ministério da Saúde autorizou a imunização deste público com a seguinte dose de reforço.

“É preciso que as pessoas se conscientizem que a Covid ainda não está debelada, os casos aumentaram em demasia e mesmo não existindo a letalidade dos outros surtos, as unidades de saúde estão lotadas, o excesso de exames e de atendimentos travam o Sistema Único de Saúde em Várzea Grande”, disse Kalil Baracat.

O prefeito também disse que serão vacinadas com a 2ª dose de reforço, a partir de amanhã (21), pessoas acima de 18 anos que receberam a vacina Janssen – a partir de 4 meses da vacinação anterior.

Ele pontuou que novas medidas e reforço estrutural e financeiro estão sendo disponibilizados para a Secretaria Municipal de Saúde, mas que é fundamental que as pessoas compreendam a necessidade de se completar o ciclo vacinal, mesmo quando a ciência e a medicina, constantemente promovem alterações na aplicação do número de doses.

“Queremos que todos estejam imunizados contra a Covid e não nos faltará determinação e empenho para tal, mas precisamos contar com a compreensão e com a participação das demais pessoas”, disse o prefeito.

Já o secretário de Saúde, Gonçalo Barros, alertou que o quadro atual é tão perigoso quanto aquele vivenciado em 2020 e 2021 quando o número de óbitos explodiu em todo o mundo.

“Não vamos aqui fazer um alarde desnecessário, mas está comprovado pela ciência e pela medicina que a vacina tem efeitos positivos e garante que as pessoas passem pelo Covid sem risco de morte, mas como ainda não se sabe, a durabilidade e a novas mutações que o vírus SARS-CoV-2, sempre é bom que haja precaução e zelo para se evitar o pior”, declarou Gonçalo Barros.

Ele ainda acrescentou: “Neste final de semana prolongado e com feriados, estive diariamente acompanhando o funcionamento e as atividades das principais unidades de saúde de Várzea Grande, o Hospital Pronto Socorro Municipal – HPSMVG e na UPA IPASE e UPA Grande Cristo Rei, que funcionam 24 horas por dia e porta aberta, via SUS, sem nenhuma cobrança da população e percebi que a média de pessoas procurando atendimento para Síndromes Respiratórias Agudas Graves – SRAG, superou a nossa capacidade de atendimento e confirmando mais de 50% dos atendimentos e exames realizados como casos de COVID 19”, explicou Gonçalo Barros.

Ele sinalizou ainda que vai notificar a Secretaria de Estado de Saúde e o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde – CONSEMS, para o aumento de casos e para o estrangulamento da estrutura de saúde pública para que medidas sejam adotadas em comum acordo a fim de se enfrentar este novo surto de casos de COVID que tende a ser pior por causa do inverno que já começou e vai até 21 de setembro, quando as doenças respiratórias aumentam de forma considerável.

Fonte: Vgn Notícias