Início Cidades Cuiabá concentra 1/4 da população de rua mapeada no Estado

Cuiabá concentra 1/4 da população de rua mapeada no Estado

143
0

Cuiabá tem hoje um quarto da população em situação de rua de Mato Grosso. Dados oficiais são facilmente confrontados por quem anda pela cidade e se depara com os ‘guetos’ espalhados em pontos estratégicos, desde o bairro do Porto, terminal rodoviário, centro histórico, Morro da Luz, bairro Jardim Leblon, entre outros. A população em situação de rua em Mato Grosso em 2021 era de 2.631 pessoas, sendo que 656 estão em Cuiabá (24.93%). Dados do Cadastro Único do Estado apontam que 84,49% vive na pobreza extrema. Já, na Capital, 93.75% enfrenta esta situação.

 

Os dados, apesar de oficiais, podem estar subestimados, e o número de pessoas vulneráveis em situação de rua pode ser muito maior, assegura a defensora pública Rosana Monteiro, membro do Grupo de Atuação Estratégica de Direitos Coletivos da População em Situação de Rua (Gaedic IV – PopRua). Segundo Rosana, as ações em prol da população de rua foram suspensas em decorrência da Pandemia do Coronavírus e somente agora voltaram as articulações de grupos que buscam dar dignidade e cidadania a esta população ‘invisível’ para a sociedade.

 

Cita que com a crise econômica muitas pessoas ficaram desempregadas e sem condições de pagar por um espaço digno para morar. Segundo ela, o que diferencia o morador de outro cidadão é o fato de ele não ter um teto para se abrigar. Por isso acha fundamental que o primeiro passo das políticas públicas seja de oferecer esta moradia às pessoas em situação de extrema vulnerabilidade. Exemplifica com o caso do morador em situação de rua que tinha direito a receber dinheiro de uma ação junto ao INSS mas a Caixa Econômica se recusou a abrir a conta bancária para o depósito pelo fato de ele declarar o albergue municipal como endereço.

 

Cita que desde 2017 existia a cobrança da Defensoria Pública para o município de Cuiabá oferecer um espaço de atendimento a esta população, que finalmente vai ser inaugurado nesta segunda-feira (30). O Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua – Centro Pop oferecerá banho, lavanderia, e disponibilizará profissionais no atendimento social desta população buscando o resgate da dignidade e cidadania.

Fonte: Gazeta Digital