Início Cidades Chuva de meteoros poderá ser vista em MT nesta madrugada

Chuva de meteoros poderá ser vista em MT nesta madrugada

132
0

Chuva de meteoro poderá ser vista em Mato Grosso, entre a noite desta sexta-feira (22) e o início da madrugada de sábado (23). De acordo com o Observatório Nacional, até 18 meteoros por hora poderão ser vistos nas condições ideais: céu limpo e local pouco iluminado.

Todos os anos, no fim do mês de abril, o planeta Terra passa pelo rastro empoeirado do Cometa Tatcher, o que resulta em uma chuva de meteoros chamada Líridas, em referência à constelação de Lyra.

O melhor horário para a visualização será a partir da 00h (horário local), quando os meteoros estiverem numa boa altura em relação ao horizonte. O fenômeno poderá ser visto em todo Brasil, sendo que as regiões Norte e Nordeste terão uma visão mais privilegiada.

Para enxergar a chuva de meteoros, o Observatório Nacional orienta que o observador esteja em local de baixa poluição luminosa e olhe na direção norte. Para facilitar o reconhecimento dos pontos cardeais, o observador que não tiver uma bússola deverá estender o braço direito para o local onde o sol nasce (o leste) e o braço esquerdo para o local onde o Sol se põe (o oeste). Dessa forma, ele estará de frente para o norte.

Pequenos corpos celestes que se deslocam no espaço e entram na atmosfera da Terra, os meteoros queimam parcial ou totalmente devido à fricção com a atmosfera terrestre e ao contato com moléculas de oxigênio. Esse fenômeno deixa um risco luminoso no céu, popularmente chamado de “estrela cadente”.


Fonte: Gazeta Digital