Início Destaques Guerra na Ucrânia aumenta exportação de soja em MT

Guerra na Ucrânia aumenta exportação de soja em MT

166
0

A guerra entre Rússia e Ucrânia trouxe como consequência o aumento da venda do óleo de soja de Mato Grosso para outros países. Isso porque os dois países são os principais exportadores mundiais de óleo de girassol.

 

O dado consta no boletim do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea) desta semana e mostra o cenário econômico para os produtores de soja do estado.

 

O aumento na exportação ocorre porque sem óleo de girassol no mercado, países como a Índia estão em busca de óleos substitutos, entre eles o óleo de soja brasileiro.

 

 

Para se ter uma noção, a exportação de soja de Mato Grosso para a Índia, apenas em janeiro e fevereiro deste ano já corresponde a 28,38% de todo o produto que foi exportado para o país asiático em todo o ano de 2021.

 

Por causa dessa alta procura, o preço da tonelada de óleo de soja exportado apresentou um aumento de 14,96% na comparação com fevereiro e o começo de março.

 

“(…) caso a guerra se estenda, a Índia deve continuar recorrendo ao óleo de soja brasileiro fator que pode sustentar as cotações nos próximos meses de 2022”, diz trecho do boletim do Imea.

Fonte: Gazeta Digital