Início Destaques Diocese abre processo contra padre acusado de estuprar menores

Diocese abre processo contra padre acusado de estuprar menores

197
0
Reprodução
Reprodução

O bispo da diocese de Sinop, dom Canísio Klaus, informou nesta quinta-feira (17) que a Mitra Diocesana da cidade instaurou um procedimento administrativo e afastou o padre Nelson Koch, que foi preso pela acusação de abusar sexualmente de dois adolescentes.

 

Klaus se manifestou por meio de uma nota oficial sobre a prisão do religioso, que atua na Paróquia São Cristóvão, uma das mais importantes da cidade.

 

Na nota, o bispo explicou como recebeu a denúncia contra o padre e as medidas adotadas diante do suposto crime.

 

Ele também fez um pedido aos fiéis: “Ao povo de Deus, desta paróquia e da diocese, peço compreensão, orações, solidariedade e misericórdia. Que a luz do Espírito Santo ilumine nossa Igreja nesse momento difícil para um discernimento verdadeiro é justo para todos”.

 

O mandado de prisão preventiva de Nelson Koch foi cumprido em uma chácara na zona rural de Sinop, para onde ele havia se mudado recentemente.

 

Além da prisão, a Delegacia Especializada de Defesa da Mulher, Criança e Idoso cumpriu mandado de busca e apreensão domiciliar.

 

O padre é investigado por abusar sexualmente de dois adolescentes, um de 15 e o outro de 17 anos. Os abusos contra o primeiro teriam começado há sete anos. Já contra o segundo, há três.

 

Conforme o bispo, a denúncia por parte de uma família foi acolhida oficialmente na Dioecese na segunda-feira (14) às 11h30.

 

De imediato, o bispo afirmou ter convocado seus assessores jurídicos e canônicos e, após ouvi-los, chamou Koch em particular para lhe apresentar a denúncia.

 

“O padre tendo conhecimento da denúncia, muito triste, disse em não ter interesse em constranger a Igreja e o bispo, por isso de imediato pediu o afastamento do cargo e dos seus ofícios na paróquia, e colocou-se à disposição para ser ouvido e ter tempo necessário para sua defesa”, diz trecho da nota.

 

O bispo acolheu o pedido e deu consentimento, emitindo o documento de afastamento, configurando sua saída da paróquia.

 

Segundo o documento, foi nomeada uma comissão para conduzir o procedimento administrativo instaurado.

 

Após o afastamento, foi nomeado o padre Davi Freire Silva Duarte como administrador paroquial.

 

Já os padres Vitório Sachi e Hélio Duarte de Freitas Junior assumiram a coordenação e direção das atividades espirituais, pastorais e sociais da paróquia.

 

Às vítimas o bispo “ofereceu-lhes a solidariedade, o auxílio espiritual e psicológico”. Já ao padre investigado “concedeu-lhe acolhida, solidariedade e apoio para estar à disposição dos encaminhamentos do fato”.

 

Confira a nota na íntegra:

 

Fonte: Mídia News

Deixe uma resposta